Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Requerimento que torna obrigatório uso de máscara no plenário é aprovado

Requerimento que torna obrigatório uso de máscara no plenário é aprovado

por Quezia de Alcântara publicado 17/02/2021 13h05, última modificação 17/02/2021 13h42

Requerimento de autoria do vereador Clécio Alves (MDB) foi aprovado por 27X1 votos, que obriga o uso de máscaras de proteção facial no plenário.

O debate ocupou grande parte do tempo da sessão ordinária de hoje, 17, e foi motivado pelo fato que existe parlamentar e assessores que não estão cumprindo a Lei Municipal 10.545/2020, nas dependências da Casa, especialmente no plenário, que conforme justificou Clécio, é um ambiente fechado.

Diversos vereadores defenderam o uso da máscara no plenário, entre eles, o vereador Juarez Lopes (PDT) que demonstrou o dever do parlamentar cumprir a lei, já que é um agente público e portanto com visibilidade junto à sociedade.

Anderson Sales (DEM) citou a lei municipal já existente e que precisa ser cumprida especialmente numa casa legislativa.

Leandro Sena (Republicanos), por sua vez, foi enfático em afirmar que a lei impõe multa de R$ 110 para o cidadão que descumprir a lei e que “é preciso cortar na própria carne”, e impor a penalidade ao vereador ou servidor que descumprir a lei.

Marlon (Cidadania) declarou que “nenhum vereador está acima da lei”, sendo corroborado pela vereadora Lucíula do Recanto (PSD).

A vereadora Gabriela Rodart (DC), que votou contrária ao requerimento, afirmou que estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) comprova que não é o uso de máscara e sim o distanciamento social o método mais eficaz contra a Covid19. Ela afirmou que para isso seria preciso fechar o plenário e fazer as sessões de forma remota.

MESA DIRETORA

Nesta terça, 16, a Mesa Diretora decretou, entre outras medidas preventivas contra a pandemia, o uso obrigatório da máscara nas dependências da Câmara Municipal. O decreto legislativo estabelece que as máscaras recomendadas são: a cirúrgica, a Nº95, a híbrida, de algodão em duas camadas, 100% algodão e de pano, sendo vedado o uso de máscara acrílicas.

O decreto obriga aos vereadores que quando foram utilizar a tribuna, usem uma das máscaras citadas. Antes, durante os discursos, os parlamentares retiravam o equipamento de segurança, justificando o distanciamento que ocorre devido à distância do púlpito da mesa ou das estações dos vereadores.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia