Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / REPASSES DEVERÃO SER FEITOS DIRETAMENTE AO IMAS E IPSM

REPASSES DEVERÃO SER FEITOS DIRETAMENTE AO IMAS E IPSM

por lucas-ff — publicado 22/03/2016 11h15, última modificação 20/04/2016 09h39
Para evitar que Executivo não repasse valores descontados dos segurados, servidores municipais, vereadores apresentam emenda à LOM

Emenda à Lei Orgânica do Município foi apresentada hoje (22) no plenário pelos vereadores Djalma Araújo (Rede), Elias Vaz (PSB) e Geovani Antônio (PSDB) tratando do repasse de valores para os Instituto Municipal de Assistência à Saúde e Social (IMAS) e Instituto de Previdência do Servidor Municipal (IPSM) descontados dos servidores.

Os parlamentares justificaram que hoje o Executivo não está fazendo o devido repasse aos institutos causando sérios prejuízos aos funcionários que precisam de atendimento médico que pagam religiosamente estas obrigações sociais.

“Todos os meses há o desconto na folha de pagamento do servidor e lamentavelmente não é repassado para o seu destino e finalidade legal, ou seja: custear o plano de saúde dos segurados e dependentes do instituto; os médicos e hospitais credenciados vêm suspendendo o atendimento aos servidores por falta de pagamento”, afirma Djalma, adicionando que “além da Previdência que se continuar sem estes repasses, poderá ser a médio e longo prazo, inoperante quanto à efetivação de aposentadorias”.

A matéria é tema de uma recomendação do Ministério Público que abriu inquérito civil público contra a Prefeitura e as secretarias municipais de Saúde e de Finanças por improbidade administrativa, enriquecimento ilícito e dano ao erário. O MP recomendou a partir de 01 de abril de 2016 o repasse das verbas de competência do IMAS imediatamente após seu recebimento; também o fim da intermediação de qualquer secretaria, de modo que os valores sejam encaminhados diretamente ao IMAS.

O projeto apresentado hoje estende tais recomendações do Ministério Público ao IPSM. Os vereadores relembram que na sua prestação de contas no último dia 18, o prefeito Paulo Garcia admitiu que a dívida com o IPSM encontra-se hoje em R$115 milhões, mas que somente R$ 18 milhões são de sua administração e que serão quitados em breve. Os valores devidos, no entanto, estão sendo descontados nas folhas de pagamentos dos servidores mensalmente.

PRÉ-CANDIDATURA
O vereador Djalma Araújo lançou na tribuna durante a sessão plenária seu nome como pré-candidato da legenda de esquerda ao cargo de Prefeito de Goiânia. “A disputa em Goiânia está polarizada entre a direita, os candidatos reacionários e os representantes dos condomínios fechados”, afirmou. Ele defendeu a efetiva aplicação do IPTU progressivo, uma proposta alternativa e uma gestão pautada pela participação popular com o resgate do Orçamento Participativo. O vereador Anselmo Pereira (PSDB) elogiou o colega afirmando que a sua candidatura é um ato de desafio dos “caciques da política que pensam que mandam na nossa cidade”. (Quézia Alcântara)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia