Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Rejeitado veto do Prefeito a programa que estimula doação de Sangue

Rejeitado veto do Prefeito a programa que estimula doação de Sangue

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 11/04/2018 12h20, última modificação 11/04/2018 16h54

A Câmara rejeitou hoje (11), por 18 votos favoráveis e quatro contra, o veto do prefeito Iris Rezende, MDB, ao projeto do vereador Jorge Kajuru, PRP, que institui em Goiânia o programa "Doar Sangue Faz Bem". Trata-se de um programa, segundo Kajuru, que visa estimular a doação de sangue na capital. "Uma prática de suma importância para a saúde pública municipal", destacou.

Pelo projeto, o doador, a partir da segunda doação anual, terá direito a um check-up sobre suas condições de saúde. "Esse check-up, destinado a homens e mulheres doadores de sangue, visa detectar doenças do sangue e sexualmente transmissíveis, envolvendo exames sobre ácido úrico, colesterol total (HDL e LDL) e triglicerídeos. Para os homens acima de 45 anos fica garantida a realização de uma exame de PSA(Antígeno Prostático Específico),  uma vez por ano", esclarece o vereador.

Kajuru cita ainda o fato de o programa poderá reduzir o grave problema do esgotamento dos estoques nos bancos de sangue da capital. O vereador criticou igualmente o prefeito pela rejeição ao seu projeto; "Não tem cabimento algum esse veto. Chega a ser patético". O próprio líder do prefeito na Casa, Tiãozinho Porto, Pros, liberou a bancada para votar pela rejeição do veto. Mas Porto, Paulo Magalhães, Clécio Alves e Zander Fábio votaram pela manutenção do veto.

GUARDA CIVIL

Outro veto do Prefeito derrubado pelo plenário é o que regulamenta o serviço da Agência da Guarda Civil Metropolitana como serviço público de emergência. Por unanimidade, 19 vereadores rejeitaram o veto do Paço, o que foi comemorado pelo autor do projeto, vereador GCM Romário Policarpo, PTC. 

Pelo projeto, os veículos da GCM deverão estar devidamente caracterizados e equipados com sinalizadores na cor vermelha. No patrulhamento pelas vias e logradouros públicos deverá estar com sinalizadores ligados. No caso, o sistema sonoro será acionado e iluminação vermelha intermitente da viatura. 

O vereador ressaltou que o seu projeto tem como objetivo principal regulamentar a atuação da Agência da Guarda Civil Metropolitana no patrulhamento e no atendimento das ocorrências nas avenidas e ruas de Goiânia, conforme determina a Lei do Estatuto Geral das Guardas Municipais, regulamentado pela Constituição Federal.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia