Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Rejeitado desarquivamento de projeto que instituía Programa Escola Sem Partido

Rejeitado desarquivamento de projeto que instituía Programa Escola Sem Partido

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 13/12/2017 13h01, última modificação 13/12/2017 13h01

Foi rejeitado na sessão de hoje (13) o requerimento do vereador Oséias Varão, PSB, que solicitava o desarquivamento do projeto de sua autoria que propunha instituir no ensino municipal de Goiânia o Programa Escola Sem Partido. O projeto foi apresentado em agosto deste ano mas arquivado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

A CCJ aprovou o parecer da vereadora Tatiana Lemos (PC do B) pelo arquivamento da matéria, no dia 4 de outubro último.. Ela, inclusive, foi a principal opositora ao projeto de Oséias Varão. O pedido de desarquivamento do vereador estava na pauta de votação da Casa desde 18 de outubro.

Na votação de hoje, as galerias foram ocupadas por dezenas de professores e lideranças do Sintego (sindicato dos professores), Simpro, Fórum Estadual da Educação e Movimento Negro Unificado. Eles protestaram contra o projeto, sob os gritos de "escola sem mordaça".

POLÊMICA

Ao ocupar a tribuna para justificar sua propositura, Oséias Varão disse estar acostumado com a "ideia de incompreendido. Não sou um suicida político. Mas não abro mão daquilo que acredito. Defendo com convicções minhas ideias. Infelizmente, quem critica meu projeto é porque não o leu com a devida atenção. Quem me critica não respeita a democracia (ao se referir aos protestos da galeria). Tem que ouvir o outro com respeito. Reafirmo, portanto, que meu projeto não proíbe o professor de se manifestar em sala de aula. Defendo sua opinião".

O vereador propôs inclusive um encontro com os representantes do Sintego para "uma conversa franca e aberta. Com isso, acho que vamos acabar com os mal entendidos sobre o  projeto. Estou aberto ao diálogo", propôs.

Porém, a vereadora Tatiana discordou das colocações de Oséias, dizendo que "essa proposta retira a liberdade do aluno e do professor. A escola é o local onde todos podem se manifestar livremente. Isso faz parte da democracia. Aliás, um dos pontos do projeto é que o professor, no exercício de suas funções não poderia promover seus próprios interesses, opiniões, concepções ou preferências ideológicas, religiosas,morais, políticas ou partidárias. Isso chama constrangimento", resumiu ela.

Também manifestaram contra a proposta de Oséias Varão os vereadores Cristina Lopes, PSDB, GCM Romário Policarpo, PTC, Vinícius Cirqueira, Pros. "Escola Sem Partido é uma aberração", afirmou Policarpo, enquanto Jorge Kajuru, PRP, foi sucinto: "Esse projeto visa acabar com a profissão de professor".

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia