Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Reforma da Previdência foi tema de Audiência Pública na Câmara de Goiânia

Reforma da Previdência foi tema de Audiência Pública na Câmara de Goiânia

por Patrícia Drummond publicado 26/03/2019 17h15, última modificação 26/03/2019 17h26
Reforma da Previdência foi tema de Audiência Pública na Câmara de Goiânia

Foto: Francisco Carvalho

Por iniciativa do vereador Felisberto Tavares (PR), representantes de diferentes categorias sindicais do Estado e do Município discutiram, na tarde desta segunda-feira, 25 de março, na Câmara, pontos de destaque e polêmicos do texto da Reforma da Previdência, em tramitação no Congresso Nacional. Para o debate, além de técnicos e líderes classistas, foram convidados os deputados federais goianos Elias Vaz (PSB), Francisco Júnior (PSD) e Rubens Otoni (PT) – que participaram do evento – e, também, Delegado Waldir e Major Vitor Hugo, ambos do PSL, partido do presidente Bolsonaro – que, embora tenham confirmado presença, não compareceram.

“Lamento muito a ausência dos dois deputados , cujo convite foi feito pessoalmente, em Brasília, e cujas presenças foram confirmadas na ocasião. Esta seria uma ótima oportunidade para que eles nos explicassem, aqui, mais detalhes deste verdadeiro saco de maldades elaborado pelo ministro Paulo Guedes”, destacou o vereador Felisberto Tavares em uma de sua intervenções, durante a Audiência Pública, da qual também participaram os vereadores Cabo Senna(PRP) e Oséias Varão (PSB).

Auditora responsável pelo Núcleo Goiás da Auditoria Cidadã da Dívida, a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) Ana Lúcia da Silva apresentou uma série de dados técnicos acerca do que chamou de “máscara do déficit da Previdência” e sentenciou: “O rombo das contas públicas está no sistema da dívida e não na Previdência Social”. Na avaliação dela, a Reforma da Previdência jamais deveria preceder uma reforma política ou tributária, opinião compartilhada pelo diretor jurídico do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais em Goiás (SinPRF-GO), Marcelo Azevedo, que foi outro convidado da mesa a apresentar números e estatísticas sobre o tema.

Posições

Dentre os deputados federais presentes à Audiência Pública na Câmara Municipal, o pedessista Francisco Júnior foi o primeiro a se pronunciar – e logo deixou o evento, em função de outros compromissos na agenda; ele não chegou a ouvir a explanação dos dados técnicos. O deputado disse entender que a Reforma da Previdência tem “aspectos positivos e negativos” e que pretende estudar melhor o texto.

Já os deputados Rubens Otoni e Elias Vaz se declararam contrários à Reforma da Previdência. Ambos asseguraram, ainda, que irão trabalhar pela não aprovação da matéria e se colocaram à disposição para o debate e participação em ações com esse fim. “Nunca vi um projeto de lei tão cruel como esse, em que confunde-se questões de assistência com previdência, em que 90% do que se espera economizar é em cima do pobre, tirando o mínimo do mínimo”, lamentou Elias. “É muita falácia, muita cara de pau desse povo! A espinha dorsal desse projeto do ministro Paulo Guedes é nefasta”, declarou, defendendo que “o problema de caixa do governo deveria ter como ponto de partida uma reforma tributária e não a Previdência”.

“Minha posição será contrária porque este projeto mexe na estrutura da seguridade social e abre caminho para o sistema de capitalização, que beneficia os bancos”, argumentou o deputado federal Rubens Otoni, para quem o projeto de Reforma da Previdência é “nocivo em sua essência”. O petista também acredita que o atual governo usa de “chantagem” na tentativa de ganhar a opinião pública. “É tipo ou você aceita a proposta da Reforma da Previdência ou não recebe, não se aposenta amanhã … Isso é ou não é chantagem?”, questiona, ao lembrar que os direitos adquiridos são constitucionais, “estabelecidos por uma Constituição não por acaso chamada de Constituição Cidadã”.

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia