Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Comissão Mista discute redestinação de emendas impositivas

Comissão Mista discute redestinação de emendas impositivas

por Quezia de Alcântara publicado 21/05/2024 10h55, última modificação 21/05/2024 17h30
Executivo identificou duplicidade no remanejamento de emendas pela ex-vereadora Gabriela Rodart e pelo atual ocupante do cargo, vereador Raphael da Saúde (Solidariedade)
Comissão Mista discute redestinação de emendas impositivas

Foto: Gustavo Mendes

Em reunião nesta terça-feira (21), a Comissão Mista da Câmara de Goiânia aprovou projeto de lei, de autoria do Executivo, para o remanejamento de recursos de emendas impositivas ao orçamento deste ano.

Emendas impositivas correspondem à parcela do orçamento do Município cuja destinação do recurso cabe aos vereadores apontar. Em caso de impedimento técnico ou jurídico para destinação do dinheiro, os próprios parlamentares precisam remanejar o recurso.

O texto em discussão na reunião da Comissão Mista tratava da correção de duplicidade no remanejamento de emendas para o mesmo cargo de vereador. Em relação às emendas da ex-vereadora Gabriela Rodart que precisam ser remanejadas, a Câmara enviou inicialmente à Prefeitura tanto a indicação da ex-parlamentar quanto a do vereador Raphael da Saúde (Solidariedade), que ocupou o cargo no lugar dela. Essa decisão se deu porque, à época, Rodart aguardava decisão sobre recurso judicial e ainda poderia retornar ao Legislativo. Ela, entretanto, teve a cassação do mandato confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, Raphael da Saúde ocupou a cadeira na Câmara de forma definitiva. A Prefeitura, então, enviou projeto à Casa para saber quais indicações de remanejamento deverá seguir. Não seria possível, segundo o Executivo, considerar as duas destinações – de Rodart e de Raphael –, pois isso descumpriria o limite total por gabinete de valor das emendas impositivas.

Debate

Relator da matéria na comissão, o vereador Pedro Azulão Jr. (MDB) emitiu parecer pela redestinação das emendas por Raphael da Saúde – atual ocupante do cargo.

Ao apresentar voto em separado, o vereador Igor Franco (MDB) defendeu que as emendas de Rodart foram aprovadas na última Lei Orçamentária Anual (LOA) e que, portanto, ela teria direito à redestinação dos recursos.

Aava Santiago (PSDB) adotou o mesmo posicionamento de Igor Franco. A vereadora citou outros vereadores que puderam redestinar suas emendas, mesmo após deixarem o mandato, com base em decreto do Executivo que permite o remanejamento por parlamentar licenciado.

Willian Veloso (PL), por sua vez, contestou Aava. Segundo ele, o decreto não engloba o caso de cassação de mandato, como ocorreu com Rodart.

Resultado

Após longo debate, por 10 votos a 8, a Comissão Mista seguiu o relatório de Pedro Azulão Jr. (MDB) e decidiu que Raphael da Saúde – atual ocupante do cargo –  deve redestinar as emendas.

*Com informações de Bruno Denis (TV Câmara)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia