Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Audiência Pública oficializa recriação da Rede Municipal de Proteção ao Idoso

Audiência Pública oficializa recriação da Rede Municipal de Proteção ao Idoso

por Patrícia Drummond publicado 05/05/2023 02h10, última modificação 05/05/2023 13h55
Proposta pelo vereador Paulo Magalhães (União Brasil), reunião tratou também de demandas consideradas urgentes para o segmento

Representantes de entidades e órgãos públicos estiveram reunidos na Câmara de Goiânia, na tarde desta quinta-feira (4), para discutir a recriação da Rede Municipal de Proteção do Idoso, que funcionou entre 2015 e 2020. A Audiência Pública foi proposta pelo vereador Paulo Magalhães (União Brasil), presidente, à época, da Comissão dos Direitos do Idoso da Casa.

“Retornei à Câmara de Goiânia, como vereador, no final do ano de 2022. A primeira coisa que solicitei foi o retorno à presidência dessa Comissão, por entender que todos temos o dever de proteger àqueles que um dia já foram crianças, adolescentes, adultos, e, hoje, já não dispondo de tanta força física, muitas vezes são abandonados pela própria família”, destacou o parlamentar, ao abrir o evento.

Participaram do debate o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso; a titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), Maria Yvelônia Barbosa; o promotor de Justiça Vagner Jerson Garcia; o defensor público Tairo Batista Esperança; e o titular da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai), Moacir Tomaz de Souza Filho. Também registraram presença Maria Madalena Carvelo, presidente da Comissão Especial do Advogado Sênior e dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-GO; e Irmã Waldeci Mota, presidente do Conselho Municipal do Idoso.

Em suas salas, os debatedores reconheceram importância do trabalho conjunto de instituições para fortalecimento de ações e políticas públicas que assegurem bem estar, dignidade e respeito aos direitos da pessoa idosa. Todos assumiram compromisso de atuar nesse sentido, de forma mais efetiva, com recriação da Rede Municipal de Proteção ao Idoso. A ideia consiste em envolver mais órgãos em pautas e agendas do segmento – como Cultura, Esporte, Lazer, Mobilidade e Habitação, entre outras.

Urgência

Além de oficializar a recriação da Rede, o encontro também tratou de demandas consideradas urgentes para o segmento. O grupo falou sobre implementação de políticas públicas de inclusão, capacitação e qualificação para o mercado de trabalho e de saúde preventiva, de combate ao preconceito e ao etarismo.

Foram discutidas, ainda, a criação de centros de convivência diária – locais seguros em que a população com idade superior a 60 anos possa passar os dias, recebendo cuidados e atenção – e de ao menos uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) – destinada àqueles com necessidade de abrigo, seja abandono ou por vulnerabilidade social.

O grupo também discutiu a necessidade de respostas mais rápidas a denúncias de violência e de maus-tratos a idosos. Para isso, a Rede pretende buscar maior integração e articulação entre instituições envolvidas.

“Os idosos, em Goiás e em Goiânia, precisam ser mais assistidos”, ressaltou Paulo Magalhães. “A violência contra a pessoa idosa não é apenas física, mas também emocional e psicológica, o que tem feito o número de suicídios, entre essa população, alcançar alto índice no país”, acrescentou. Segundo ele, com reativação da Rede Municipal de Proteção ao Idoso, mais reuniões – como a desta quinta-feira – deverão ocorrer, bem como ações de fiscalização e de conscientização sobre direitos da pessoa idosa.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia