Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Recursos hídricos da Região Metropolitana de Goiânia em pauta

Recursos hídricos da Região Metropolitana de Goiânia em pauta

por Patrícia Drummond publicado 03/10/2023 19h35, última modificação 04/10/2023 13h04
Em audiência pública, promovida pelo vereador Anselmo Pereira (MDB), especialistas, pesquisadores e representantes do governo apontaram demandas e desafios para assegurar preservação de nascentes

Uma carta com desafios a serem enfrentados para garantir preservação de águas pluviais, fluviais e subterrâneas da Região Metropolitana de Goiânia deverá ser encaminhada a órgãos gestores competentes, a partir de audiência pública realizada, na tarde desta segunda-feira (2), na Câmara Municipal. O evento, proposto pelo vereador Anselmo Pereira (MDB), debateu a qualidade de recursos hídricos e impactos ambientais sofridos, atualmente, por nascentes da capital.

“Trata-se de um alerta sobre a grande necessidade da preservação ambiental no município de Goiânia e também em cidades do entorno, porque a nossa cidade não é uma ilha, isolada da Região Metropolitana. Precisamos preservar, imediatamente, as águas do lençol freático e dos nossos reservatórios, sobretudo para as gerações futuras”, destacou o parlamentar. “Adquirimos, aqui, grandes experiências, com pessoas que já estão, inclusive, estudando as nascentes dos nossos córregos e fazendo com que bacias como a do Botafogo, por exemplo, sejam pioneiras como modelo de preservação para outras mais de 30 bacias que temos em Goiânia”, acrescentou.

De acordo com Anselmo, a carta, com demandas e sugestões apontadas durante a audiência pública, será enviada ao prefeito Rogério Cruz (Republicanos) e a pelo menos sete órgãos do Executivo Municipal. O documento também será enviado à Companhia Saneamento de Goiás (Saneago). Na avaliação do vereador – além de recursos, por meio de emendas impositivas nos níveis municipal, estadual e federal –,  esses órgãos precisam “conversar e interagir”, pelo bem da preservação ambiental em toda a Região Metropolitana.

“É necessário criar mecanismos de informações que conversem entre si e tragam cadastramento de órgãos de interesse, como Saneago, Prefeitura de Goiânia e todos os demais que gerem a questão ambiental na nossa cidade, transmitindo isso para as outras cidades da Região Metropolitana”, pontuou o vereador, lembrando que a área ambiental exige implantação de políticas públicas integradas.

Urgência

Do encontro realizado na Câmara, participaram representantes da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), da Saneago, pesquisadores e profissionais ambientalistas. Estiveram presentes Raul Rodrigues de Freitas Júnior, especialista em Planejamento e Gestão Ambiental e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG); Camila Dantas Lúcio Roncato, superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; José Geraldo Nogueira de Oliveira, gerente de Pesquisa e Monitoramento de Recursos Hídricos; Paulo Henrique de Almeida, supervisor de Hidrologia; Rafaela Wollf de Pina, gerente de Apoio à Conservação de Mananciais; Rhuana Thayna, da BSA Soluções em Meio Ambiente; Raflésia Pereira, advogada ambiental; e Fábio de Souza Santos, da Amma. O grupo deverá se reunir novamente em cerca de 40 dias.

Esgoto, aterramento, poluição, drenagem do solo, lixo e queimadas foram apontados como os principais inimigos das nascentes. A maioria dos debatedores declarou ser urgente a mudança nas relações entre seres humanos e meio ambiente, em soma de esforços entre comunidade, sociedade civil organizada e poder público. “As nascentes do município de Goiânia, assim como as do entorno, e no Brasil todo, principalmente as que são pequenas nascentes, correm alto risco de perda de qualidade, de quantidade de água, por causa da poluição, do lixo. Nossa ideia é começar a recuperar as nossas nascentes desses impactos ambientais, para resgatar a fauna e a flora que vivem nesses espaços urbanos”, argumentou o professor da UFG, Raul Rodrigues de Freitas Júnior.

Durante a audiência, ele apresentou aos participantes o projeto piloto "Águas de Goiânia: os desafios para a qualidade e disponibilidade", elaborado a partir da união de várias instituições – de governo e da sociedade civil. O objetivo, segundo Raul, é apresentar a proposta também à população e convidá-la a integrar o projeto. “Queremos mostrar à população todo esse diagnóstico e trazê-la conosco; chamar a sociedade para a construção de um projeto efetivo para as nossas águas e, em conjunto com o poder público, partir para a execução, para ações concretas”, explicou o pesquisador, frisando que conscientização, na área ambiental, é o ponto de partida para quaisquer iniciativas.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia