Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Reapresentado projeto que fixa cotas para funções de mulheres no Paço e Câmara

Reapresentado projeto que fixa cotas para funções de mulheres no Paço e Câmara

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 10/05/2018 12h50, última modificação 10/05/2018 13h07

O vereador Paulo Magalhães, PSD, reapresentou na sessão de hoje (11), com 21 assinaturas, projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) que estabelece cotas percentuais para as mulheres ocuparem cargos na Prefeitura e Câmara. Na sessão de ontem (10), numa votação contestada por Paulo Magalhães, que alegou irregularidade, o projeto foi rejeitado. Na oportunidade, ele prometeu reapresentar o projeto e pediu apoio dos colegas.

O Regimento Interno permite ao mesmo autor apresentar o mesmo projeto (mesmo que rejeitado pelo plenário e no mesmo ano) desde que a matéria tenha apoio de 18 vereadores, no mínimo. Se aprovado em duas votações (com espaço de 10 dias) pelo plenário, a matéria não precisa ser sancionada ou vetada pelo Prefeito. A promulgação da Lei é responsabilidade da Câmara.

Pelo proposta de Magalhães, no caso da Prefeitura, as funções de secretário, presidente da agência e autarquia devem ser preenchidas por, no mínimo , 30% e no máximo 70% para cada sexo. No caso da Câmara, na composição da Mesa Diretora também deverá observado o mesmo percentual, ou seja, 30% devem ser destinados às mulheres vereadoras. O mesmo terá que aplicado na escolha dos presidentes de composições permanentes do Legislativo.

Mas o projeto estabelece que, no caso do Executivo, as medidas só valerão a partir de 1º de janeiro de 2021, quando assumirá o prefeito a ser eleito nas eleições de 2020. Para a Câmara, as medidas valeriam em janeiro de 2019, com a escolha da nova Mesa Diretora, cujo mandato é de dois anos.

O vereador defender seu projeto afirmando que "ele está em conformidade com a Carta Magna. Devemos proporcionar, mesmo através das leis, a igualdade entre homens e mulheres dentro do nosso município. Não se pode esquecer que as mulheres representam metade da população brasileira e é incontestável sua força na economia, política, artes, educação e cultura. A ONU lançou uma iniciativa "Por um Planeta 50 /50 em 2030, o que significa um importante passo pela igualdade de gênero", concluiu.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia