Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Realizada segunda audiência sobre o PPA 2018-2021

Realizada segunda audiência sobre o PPA 2018-2021

por Quezia de Alcântara publicado 30/10/2017 11h17, última modificação 30/10/2017 11h17

A segunda audiência pública sobre Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 foi realizada nesta segunda-feira,30, pelo relator da matéria no Legislativo, vereador Welington Peixoto(PMDB).

Ele informou de pronto que a data final para a entrega das emendas ao PPA, prevista para amanha, 31, foi prorrogada para 6 de novembro. “Os técnicos da Sefin estarão na Casa,  dia 1º de novembro a fim de orientar a confecção das emendas e tirando dúvidas dos parlamentares e de seus assessores”, adiantou.

A explanação foi feita pela superintendente de planejamento governamental da Sefin, Márcia de Souza Taveira que tratou dos objetivos, estratégias e programas, e pela economista da secretaria, Mariana Aparecida da Silva, que relatou sobre o cenário sócio-econômico mundial, brasileiro, de Goiás e de Goiânia.

“Sabemos que o Município tem muitas demandas e recursos escassos e orientamos o Executivo a buscar recursos federais que existem mas que não virão para Goiânia se não formos atrás e também a investir em eficiência tributária que é diferente de criar mais impostos”, salientou a economista.

O vereador Paulo Magalhães (PSD), que é presidente da Comissão do Idoso na Casa quis saber sobre a destinação de verbas para programas que vão beneficiar essa faixa etária de cidadãos goianienses. “O Município está perdendo R$ 100 mil de verba federal destinada ao Conselho dos Idosos”, destacou.

O superintende do Tesouro da Sefin, Eduardo Scarpa, explicou que há precisão de atendimento aos idosos previstos no eixo de Desenvolvimento e Inclusão Social, no Programa de Assistência Social Geral previsto no Projeto Vida Saudável. Porém ainda falta regulamentação para o novo fundo criado a fim de atender tal projeto, contaram os técnicos da pasta.

Magalhães também inquiriu os representantes da Sefin sobre os repasses do Instituto Municipal de Assistência Social (IMAS). “Pra onde vai o dinheiro descontado do servidor e que não é usado para pagar os hospitais e médicos? Onde fica este recurso”. O superintende do Tesouro da Sefin justificou que “existe uma dívida do Tesouro para com o instituto da parte patronal (a Prefeitura), mas que isso não vem impedindo o pagamento dos fornecedores, e que o prefeito está priorizando as dívidas de sua gestão, já que as anteriores constam como “restos a pagar” podendo ser pagas de forma escalonada.

O PPA 2018-2021

De acordo com a apresentação feita pelos técnicos da Sefin, o PPA está dividido em dois grandes módulos: 1º) A estratégia que contém a análise da situação econômica e social, as diretrizes, objetivos e metas do poder Executivo e a previsão dos recursos orçamentários e sua distribuição entre os setores e programas; 2º) Os programas que englobam a definição dos problemas a serem solucionados e o conjunto de ações que deverão ser empreendidas para alcançar os objetivos.

Sete eixos estratégicos dividem o PPA 2018-2021:

1- Desenvolvimento econômico: que contém os programas: Incentivo à produção; Promoção ao turismo; Desenvolvimento Econômico Sustentável e Fomento à economia solidária.

2- Desenvolvimento e Inclusão Social: Rede integrada de segurança; Assistência social geral; Atenção à criança e ao adolescente; Obras habitacionais; Emprego e Renda; Atenção à pessoa portadora de deficiência; Assistência a conselhos; Parque recreativo e desportivo; programa aos direitos humanos; Programa Juventude; Esporte e Lazer; Projeto Criança Feliz; Regularização fundiária.

3-Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano: Planejamento Urbano; Serviços Urbanos; Vias Urbanas; Transito e Transporte Urbano; Macambira-Anicuns; Programa de Transporte Coletivo; Corredores Preferenciais de Transporte Coletivo.

4-Educação e do Conhecimento Libertadores: Difusão de eventos culturais e folclóricos; MDE Construção, reforma e manutenção da rede física; MDE Ensino Fundamental; MDE Educação para crianças de 0 a 5 anos e 11 meses; MDE educação de jovens e adultos; MDE Educação básica; MDE alimentação educacional-merenda escolar.

5- Saúde: Qualificação e expansão da atenção básica; Atenção de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar; Assistência farmacêutica; Fortalecimento da gestão do SUS-Goiânia; Vigilância em Saúde.

6- Meio Ambiente: Parques e Jardins; Agenda Ambiental.

7-Administração Municipal Cidadã: Defesa do interesse público no processo judiciário; planejamento governamental; Informática; Edificações públicas; Previdência e Assistência a segurados; Programa para aperfeiçoamento profissional; Proteção e defesa do consumidor; Divulgação e comunicação de políticas públicas; Construção dos controles internos municipais; Controle financeiro; Modernização da Gestão; Implementação do Plano Diretor; Modernização da Administração Tributária; Assistência à saúde dos servidores públicos.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia