Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Audiência pública debate mudanças no Código Tributário Municipal

Audiência pública debate mudanças no Código Tributário Municipal

por Quezia de Alcântara publicado 19/12/2022 11h30, última modificação 19/12/2022 15h52
Proposta pretende corrigir distorções em cálculo do IPTU. Relatório deverá ser votado na Comissão Mista, nesta terça-feira (20), antes de seguir para segundo turno em Plenário
Audiência pública debate mudanças no Código Tributário Municipal

Foto: Fabiano Araujo

A Câmara de Goiânia realizou, nesta segunda-feira (19), audiência pública para tratar de alterações no novo Código Tributário do Município (Lei 344, de 30/10/2022).

Relator da matéria na Comissão Mista, o vereador Willian Veloso (PL) afirmou que a reunião iria subsidiar seu relatório – previsto para ser votado nesta terça-feira (20), antes de seguir para segunda e última votação em Plenário.

Representante da Secretaria de Finanças, Lucas Morais descreveu as principais mudanças propostas pelo Executivo, cujo objetivo é corrigir distorções na aplicação do novo código, especialmente quanto às alíquotas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), além de promover justiça fiscal.

Segundo Lucas, a introdução do valor venal do imóvel na composição do cálculo do IPTU gerou problemas, que devem ser sanados com congelamento do imposto em 2023 e 2024 – quando o valor será corrigido apenas pela inflação. Já a partir de 2026, conforme emenda apresentada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e aprovada em Plenário, o percentual de reajuste aplicado será de 5%.

Lucas Morais destacou ainda redução da alíquota de Imposto sobre Serviços (ISS) para 2% – destinada aos setores de evento, tecnologia e call center –, além de desconto no valor venal (17,5%) para edificação tecnicamente chamada de “casa”.

O vereador Paulo Magalhães (União Brasil) questionou o fato de cidades vizinhas terem alíquota de ISS menor em relação à capital, o que, segundo ele, provoca fuga de empresas para outros municípios da Região Metropolitana. De acordo com o representante da Sefin, setores da economia goianiense que enfrentam esse problema serão beneficiados com redução da alíquota, a partir de mudanças no Código Tributário.

Já o vereador Joãozinho Guimarães (SDD) defendeu incentivos para criação de polos de desenvolvimento econômico, de forma regionalizada.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia