Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ autoriza protocolo para realização de desapropriações no Município

CCJ autoriza protocolo para realização de desapropriações no Município

por Quezia de Alcântara publicado 29/06/2022 10h25, última modificação 29/06/2022 14h29
Levantamento realizado pela Defensoria Pública aponta que cerca de mil famílias estão em situação de serem removidas em Goiânia

Em reunião nesta quarta-feira (29), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou substitutivo que cria protocolo unificado para remoções de famílias em espaços públicos e privados. A matéria é de iniciativa dos vereadores Mauro Rubem (PT), Paulo Henrique da Farmácia (PTC) e Henrique Alves (MDB).

De acordo com o projeto, remoções são ações de reintegração de posse, despejo, desapropriação, remoção de área de risco ou qualquer medida judicial ou administrativa que resulte na retirada de famílias e pessoas de imóveis, terrenos e áreas públicas ou privadas.

O objetivo, segundo Mauro Rubem, “é garantir acolhimento de pessoas deslocadas ou desabrigadas em razão de ordens de despejo ou de remoção forçada, garantindo a elas acesso à moradia, saúde e o essencial à sua subsistência”.

Remoções em Goiânia

Levantamento realizado pela Defensoria Pública, a pedido da CCJ, mostra que atualmente cerca de mil famílias estão em situação de serem removidas em Goiânia. Já em todo o estado de Goiás, são 2.400 que deverão desocupar locais onde moram, a partir desta semana – o decreto que suspendia remoções, emitido em decorrência da pandemia, encerrou-se.

Henrique Alves afirmou que o protocolo, além de garantir direitos de pessoas em desocupações, resguarda o poder público, pois é uma versão ponderada que atende aos interesses tanto do Município quanto dos demais envolvidos.

O texto também estabelece que famílias removidas sejam direcionadas para Programas Sociais Habitacionais, ao Auxílio Brasil e ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A matéria segue para primeira votação em Plenário.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia