Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Proposta de Reforma da Previdência Municipal é discutida com servidores e sindicalistas

Proposta de Reforma da Previdência Municipal é discutida com servidores e sindicalistas

por Michelle Lemes publicado 15/05/2018 17h15, última modificação 16/05/2018 11h46

Servidores, sindicalistas e vereadores debateram, na Câmara Municipal de Goiânia, na tarde desta terça-feira, 15, projeto de lei do prefeito Iris Rezende (MDB) que aumenta alíquota de contribuição dos servidores de 11% para 14%. A audiência, presidida pela vereadora Sabrina Garcez (PTB), da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), discutiu a reforma previdenciária municipal.

O presidente do IPSM, Sílvio Antônio Fernandes Filho, esclareceu que, com essa proposta apresentada, busca equilibrar a participação da Prefeitura e dos servidores na busca de uma solução para a crise financeira previdenciária, com o objetivo de resguardar as aposentadorias, atuais e futuras.

Sílvio Filho ainda destacou a luta do IPSM para buscar dados fidedignos relativos à dívida da Prefeitura com o Instituto. Segundo ele, o valor apresentado pelo Poder Executivo era de 180 milhões de reais, mas, após a realização de auditorias, os especialistas chegaram ao valor de 391 milhões de reais. “Tenho compromisso de manter a sustentabilidade da previdência municipal”, reiterou durante a audiência.

Ele ressaltou que existe um déficit atuarial de 17,2 bilhões de reais e é preciso contar com a participação dos servidores e da Prefeitura para mitigar a dívida, além da venda de áreas públicas.

José Humberto Mariano, presidente do Sindicato dos Funcionários do Legislativo (Sindflego), criticou a falta de discussão com os servidores durante a elaboração do projeto, sugeriu o arquivamento desta proposta e propôs um debate amplo com a participação sindical para a criação da nova proposta. Ele garantiu que não está claro como vai ser paga uma dívida de 25 milhões de reais ao Fundo gerada por essa reforma previdenciária.

Assim como o secretário de imprensa e divulgação do Sindflego, Napoleão da Costa, que representou o Sindicato dos Servidores da Educação (Sintego), se posicionou contrário à proposta apresentada. “Sou a favor da modernização e da autonomia administrativa e financeira do IPSM, mas não podemos aceitar esse aumento de alíquota”, assegurou.

A vereadora Sabrina Garcez esclareceu que o projeto foi recebido por ela e será imediatamente encaminhado à Procuradoria da Câmara que irá dar um parecer e enviar à CCJ para a escolha do relator. Ela disse que as emendas podem ser apresentadas a qualquer momento.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia