Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Proposta cria programa para cuidar da saúde mental dos policiais

Proposta cria programa para cuidar da saúde mental dos policiais

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 10/08/2023 11h30, última modificação 14/08/2023 10h01
Aava Santiago propõe que o Programa firme parcerias da Prefeitura com Núcleos em Psicologia das Instituições de Ensino Superior

Um programa destinado a cuidar da saúde mental dos profissionais da segurança pública, que atuam na capital, foi aprovado hoje (10), em segunda votação, pelo plenário da Câmara Municipal. A proposta, de autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB), vai agora para a análise do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), que pode sancionar ou vetar a matéria.

O Programa de Cuidado com a Saúde Mental dos Profissionais da Segurança Pública estabelece parcerias da Prefeitura de Goiânia com os Núcleos em Psicologia das Instituições de Ensino Superior, com a finalidade de proporcionar um atendimento psicológico a todos os profissionais da segurança pública que atuam na capital.

Polícia Federal, Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiro e Polícias Penais são as instituições com as quais, pelo projeto, o Executivo municipal poderá estabelecer parcerias, conforme o projeto da vereadora tucana. Como beneficiários do Programa estão os profissionais da Guarda Civil Metropolitana e Polícia Técnica Científica, que estejam lotados em Goiânia.

ACOMPANHAMENTO

"Nossa proposta", justifica a vereadora Aava Santiago, "visa dar um atendimento psicológico a todos os profissionais da segurança pública que necessitam de acompanhamento nesse sentido. Ou seja, esses profissionais trabalham diariamente com o risco, com problemas sociais, situações e pessoas vulneráveis, que exigem equilíbrio emocional".

Lembra a vereadora igualmente "as condições de trabalho ruins, altas jornadas, pouco descanso e perseguições, fatores que desencadeiam patologias mentais. Como adverte profissionais do setor, não procurar atendimento especializado nesses casos aumenta em três vezes o risco de desenvolver transtornos depressivos, sem contar distúrbios do sono e mudança de humor. Fatos que aumentam a necessidade de ajuda psicológica desses profissionais".

A vereadora Aava concluiu: "Propomos um tratamento mais humanizado para todos os profissionais da segurança pública. É um dever do Estado garantir saúde para a população, através de políticas sociais e econômica a fim de reduzir os riscos de doenças e outros agravos, como está previsto no artigo 196 da Constituição Federal". 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia