Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / PROMULGADA LEI QUE CRIA CARGO DE CONDUTOR DE AMBULÂNCIA

PROMULGADA LEI QUE CRIA CARGO DE CONDUTOR DE AMBULÂNCIA

por lucas-ff — publicado 31/03/2016 13h05, última modificação 20/04/2016 10h32
O ato de seu durante a realização da 7ª Edição da Câmara Itinerante e foi acompanhada por representantes dos motoristas e socorristas da Secretaria de Saúde do Município.

Durante a sessão ordinária de hoje, realizada no Jardim Balneário Meia Ponte, dentro do Programa “Câmara Itinerante”, o presidente da Casa, Anselmo Pereira (PSDB) fez a promulgação de uma lei de sua autoria que “cria o cargo de condutor de ambulância no município”. A nova lei teve a assinatura de vários vereadores e de um representante da categoria como testemunhas do ato da promulgação. 

A iniciativa de Anselmo havia sido vetada pelo prefeito Paulo Garcia (PT) sob a alegação de “vício de iniciativa, uma vez que a criação de cargos públicos é de competência exclusiva do Poder Executivo.” Outra alegação para o veto é a de inconstitucionalidade, já que possibilitará aos atuais motoristas de ambulância, ingressar no cargo de “condutor”, sem concurso prévio, conforme preceitua a Constituição Federal. 

Os vereadores não acataram as razões apresentadas pelo Chefe do Executivo e, por unanimidade, rejeitaram o veto na sessão do último dia 17/03 sob a justificativa da “importância destes profissionais para o trabalho na Secretaria Municipal de Saúde. Pela nova Lei os atuais motoristas deverão fazer, por escrito, a opção pelo cargo de Condutor, comprovando, dentro de 120 dias, a realização de treinamento previsto no artigo 145-A da Lei 9.503/97 (Código de Trânsito). 

A promulgação foi acompanhada por representantes da categoria e o médico socorrista Diarley Caetano do SAMU agradeceu aos vereadores afirmando que “só buscamos o reconhecimento da profissão de condutores de ambulância e, encontramos esse reconhecimento através do Legislativo, já que não conseguimos junto ao Executivo," justificou.

Por sua vez, Anselmo reafirmou que “esta conquista é uma questão de justiça. Trata-se de reconhecer o valoroso trabalho desenvolvido por estes servidores em prol da manutenção da vida.” A promulgação deverá ainda ser publicada no Diário Oficial do Município e, a partir daí os atuais motoristas terão 60 dias para, caso queiram, ingressar no cargo de condutor de ambulância, conforme prevê a lei. 

Foto: Alberto Maia
(Silvana Brito)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia