Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Promotor Fernando Krebs fala sobre ação contra ex-dirigentes da Comurg

Promotor Fernando Krebs fala sobre ação contra ex-dirigentes da Comurg

por joana — publicado 16/08/2017 17h12, última modificação 16/08/2017 17h12
Promotor Fernando Krebs fala sobre ação contra ex-dirigentes da Comurg

Foto de Francisco Carvalho

A 27ª reunião da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga as contas da Prefeitura de Goiânia no período 2008-2017, teve como convidado nesta quarta-feira, 16, o promotor do Ministério Público, Fernando Krebs. A reunião aconteceu na Sala das Comissões da Câmara Municipal de Goiânia.Presidida pelo vereador Zander Fábio (PEN), a Comissão tem como membros os vereadores Priscilla Tejota (PSD), Jorge Kajuru ( PRP), relator;Jair Diamantino (PSDC), Tiãozinho Porto ( Pros) e Kleybe Morais (PSDC), O objetivo é encontrar as causas do déficit mensal de cerca de trinta milhões de reais da prefeitura.

Fernando Krebs é o autor de uma ação civil contra ex-diretores da Comurg e sindicalistas que tem como base uma auditoria solicitada ao Tribunal de Contas dos Municípios e consulta ao Ministério Público do Trabalho. De acordo com esta auditoria, a folha de pagamento dos servidores da Comurg saltou de 78 ( setenta e oito) milhões em 2009 para 224 (duzentos e vinte e quatro milhões) em 2014. Já os repasses feitos para a Associação dos Servidores da Comurg( Ascom) saltaram de 236 ( duzentos e trinta e seis mil) reais , em 2009 para 672 ( seiscentos e setenta e dois ) mil reais em 2014. “Pelo que foi apurado, a soma do prejuízo chega a 20( vinte ) milhões de reais, sendo seis milhões e oitocentos e quarenta e oito mil reais referentes ao valor dos danos causados treze milhões e seiscentos e noventa e seis mil reais de multas aplicadas”, afirmou Krebs. Grande parte deste prejuízo, disse, foi consequência de Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) e mecanismos para enriquecimentos ilícitos.

O promotor lembrou que Luciano de Castro Carneiro foi afastado do cargo de presidente judicialmente. Além de Luciano, estão citados como réus na ação: Wagner Siqueira, Cirilo das Mercês Bonfim, Edgar Segato Neto, Waldomiro Arantes, Claudimar Silva, Rildo Ribeiro de Miranda, Edilberto Dias, Paulo de Tarso Batista, Ormando Pires ( atual diretor da Comurg), Milton Vieira de Melo. Fernando Krebs citou que “a Comurg se tornou um curral eleitoral”, onde relações promíscuas elegeram muita gente. Enumerou também o que acredita serem os “gargalos” da prefeitura, juntos ao gerado pelas gestões da Comurg: a falta de um processo eficiente de arrecadação e isenções de impostos concedidas, por exemplo, a clube de futebol, igrejas;a cobrança do ISS de estacionamentos feita por estimativa e a falta de competência para reaver os créditos a que a prefeitura tem direito.

Por último, Krebs sugeriu que os membros da Comissão acessem a relação dos inquéritos que envolvem a Comurg e que estão em andamento como a questão de boletos para pagamentos nos aterros sanitários, a doação de lotes de forma irregular na gestão de Sebastião Ferreira Juruna na Secretaria Municipal de Planejamento.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia