Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ aprova projetos para beneficiar pessoas com Transtorno do Espectro Autista

CCJ aprova projetos para beneficiar pessoas com Transtorno do Espectro Autista

por Quezia de Alcântara publicado 12/07/2023 10h05, última modificação 12/07/2023 15h06
Thialu Guiotti (Avante) propõe fornecimento de tablets com software de comunicação facilitada para alunos autistas e com paralisia cerebral que tenham comprometimento da fala

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia, em sua última reunião do semestre, nesta quarta-feira (12), analisou três matérias com temáticas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A comissão aprovou o projeto de lei (PL 432/2022), de autoria do vereador Thialu Guiotti (Avante), que obriga fornecimento de tablets com software de comunicação facilitada para alunos autistas e com paralisia cerebral que tenham comprometimento da fala, na Rede Municipal de Educação.

Segundo o texto, os equipamentos serão adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação e solicitados pela unidade escolar em que esteja matriculado o aluno.

Guiotti justifica que “o projeto tem como base a política goianiense de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, que prevê, entre outras coisas, eliminação de barreiras de comunicação e estabelece mecanismos e alternativas para garantir comunicação e acesso à informação”.

Também recebeu aval da CCJ o projeto de lei (PL 356/2022), iniciativa do vereador Raphael da Saúde (DC), que cria o Programa de Capacitação de Cuidadores de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

De acordo com a proposta, “o programa contará com ações socioeducativas, que consistem em palestras e debates com profissionais capacitados, promoção de eventos, exposição de filmes e divulgação de cursos capacitantes disponibilizados no Município”.

Raphael da Saúde cita pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo a qual “uma em cada 160 crianças tem Transtorno do Espectro Autista no mundo, um transtorno de desenvolvimento que afeta comunicação e comportamento, mas de difícil diagnóstico”.

Já o projeto de lei (PL 17/2023), de autoria de Willian Veloso (PL), recebeu pedido de vista do vereador Pedro Azulão Jr. (PSB). A proposta trata da utilização de sinais sonoros adequados para alunos com TEA nas escolas municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

Os projetos aprovados seguem para primeira votação em Plenário.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia