Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ aprova projetos para estímulo à vacinação em Goiânia

CCJ aprova projetos para estímulo à vacinação em Goiânia

por Quezia de Alcântara publicado 22/11/2023 10h35, última modificação 22/11/2023 15h25
Kátia Maria (PT) propõe apresentação de caderneta de vacinação da criança e de exame de pré-natal da mãe para acesso a programas sociais
CCJ aprova projetos para estímulo à vacinação em Goiânia

Foto: Divulgação

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou, nesta quarta-feira (22), projetos de lei para estímulo à vacinação na comunidade goianiense.

O PL 79/2023, de autoria da vereadora Kátia Maria (PT), determina apresentação da caderneta de vacinação, da matrícula e da frequência escolar da criança, bem como do exame de pré-natal da mãe – todos os documentos atualizados, como contrapartida para acesso de famílias a programas sociais.

De acordo com Kátia, “tornar obrigatória a apresentação da Caderneta de Saúde da Criança atualizada, para o acesso das famílias aos programas sociais, é uma forma de reforçar ainda mais a importância desse documento, dos benefícios da vacinação e da própria saúde pública”.

Quanto às gestantes inscritas em programas sociais, a parlamentar salienta que “a ferramenta aqui proposta é mais um mecanismo que irá auxiliar, de forma definitiva, na melhoria dos índices de realização de pré-natal na cidade de Goiânia”.

Dia Municipal

Outro projeto (PL 269/2023), de autoria do ex-vereador Raphael da Saúde (DC), institui o Dia Municipal em Defesa da Vacina, no Calendário Oficial de Goiânia.

Segundo o texto, a data será comemorada, anualmente, em 17 de janeiro – marco inicial da vacinação contra Covid-19 no Brasil, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou uso emergencial da CoronaVac.

“A vacinação é a medida de prevenção mais poderosa de qualquer sistema de saúde, e no caso da pandemia de Covid-19, as vacinas foram capazes de controlar, de forma magnífica, a taxa de mortalidade”, justificou Raphael da Saúde. Ele citou ainda estudo realizado pelo Imperial College, em Londres, estimando que “a vacinação para Covid-19, em 2021, preveniu até 20 milhões de mortes no mundo”.

Os projetos aprovados seguem para primeira votação em Plenário.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia