Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Projeto visa impedir Prefeitura de contratar empresas inadimplentes com tributos

Projeto visa impedir Prefeitura de contratar empresas inadimplentes com tributos

por joana — publicado 11/08/2017 13h25, última modificação 14/08/2017 08h33

Projeto de lei apresentado pela vereadora Sabrina Garcêz (PMN) proíbe que empresas e seus sócios com tributos devidos à Prefeitura de Goiânia de participar de licitações e celebrar contratos com o município. A proibição atinge a participação em licitações, prestação de serviços, compras, alienações, locações e contratos administrativos de obras.

A matéria estabelece que tanto os débitos na Dívida Ativa Municipal – em qualquer instância – quanto em cobrança administrativa são considerados para efeeito da lei. A inadimplência será caracterizada pela ausência de pagamento no primeiro dia útil subsequente ao do vencimento de qualquer tributo como Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), Imposto Territorial Urbano (ITU) e Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Também ficarão impedidas as empresas e seus sócios condenados em processo transitado em julgado ou decisão condenatória proferida por órgão judicial, por praticar ou concorrer para a prática de ato de improbidade administrativa.

No texto do projeto consta que o Poder Público Municipal deverá exigir, antes da celebração do contrato, certidões negativas cíveis e criminais bem como as Certidões Conjunta de Débitos Mobiliários, Regularidade Fiscal e Conjunta de Débitos Imobiliários emitidas pela prefeitura de todos os imóveis que compõem as empresas contratadas e de todos os seus sócios do local onde residam ou residiam nos últimos cinco anos.

Em sua justificativa, Sabrina, que é presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Goiânia, argumenta que “vendo em ambiente nacional a ocorrência de grandes escândalos e outros crimes, é necessário exigir ficha limpa para empresas que queiram participar das licitações. Este projeto tem como base os princípios da moralidade, impessoalidade e da supremacia do interesse público, visando a proteção da Prefeitura de Goiânia de empresas mal intencionadas”.  

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia