Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Projeto que revoga taxa do lixo é aprovado em primeira discussão pelo Plenário

Projeto que revoga taxa do lixo é aprovado em primeira discussão pelo Plenário

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 28/08/2025 11h37, última modificação 28/08/2025 11h37
Proposta recebeu 20 votos favoráveis e 12 contrários e precisa passar por uma segunda votação antes de ser enviado para análise do Executivo
Projeto que revoga taxa do lixo é aprovado em primeira discussão pelo Plenário

Foto: Gustavo Mendes

O projeto que revoga a lei que instituiu em Goiânia a Taxa da Limpeza Pública (TLP), votada no final de 2024, foi aprovado em primeira discussão pelos vereadores na sessão desta quinta-feira (28). Conhecida como taxa do lixo, o valor passou a ser cobrado em julho nas contas da concessionária de fornecimento de água. O projeto, apresentado por Lucas Vergílio (MDB), recebeu 20 votos favoráveis e 12 contrários. 

Anteriormente arquivado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), o projeto voltou a tramitar após recurso do autor ao Plenário. Aprovada ontem na Comissão com apenas um voto contrário, a matéria entrou na pauta de votações hoje após um pedido de inclusão e inversão. 

Parte da base governista defendeu a manutenção da taxa com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que impede a renúncia de receita sem apontar outra fonte de arrecadação. O autor da proposta, porém, lembrou que a TLP não consta na previsão orçamentária do município para 2025, o que não caracterizaria renúncia fiscal. “A ausência de previsão expressa nos anexos da LOA confirma que não há expectativa legítima de receita que possa ser renunciada, uma vez que a referida taxa sequer compõe as fontes previstas para a cobertura de despesas correntes”, diz trecho da justificativa do projeto. 

A proposta deve passar ainda por uma segunda votação antes de ser enviada ao prefeito Sandro Mabel (União Brasil), que pode sancionar ou vetar o projeto. Caso o prefeito, que defende a manutenção da taxa, vete a matéria, o veto deverá ser novamente analisado pelo Plenário da Câmara.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia