Plenário aprova uso de cordão para identificação de pessoas acometidas por AVC
O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta quarta-feira (4), projeto de lei (PL 396/2023) que institui o uso do cordão AVC Estrela para identificação de pessoas acometidas por Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Segundo o texto, de autoria do vereador Willian Veloso (PL), o cordão AVC Estrela consiste em uma faixa de tecido, na cor azul e estampada com desenhos de estrelas, podendo conter crachá com informações pessoais sobre o usuário.
A obtenção do cordão se dará mediante apresentação de documentos médicos que comprovem a condição do requerente.
Ainda de acordo com a matéria, estabelecimentos públicos e privados deverão orientar seus funcionários acerca da identificação de pessoas acometidas por AVC, a partir do uso do cordão, bem como em relação a procedimentos que possam atenuar dificuldades desses indivíduos.
“O cordão AVC Estrela é um instrumento de identificação de pessoas acometidas por Acidente Vascular Cerebral reconhecido em cidades no Brasil e, por apresentar aprovação por órgãos e por entidades ligados ao apoio e ao amparo a essas pessoas e a seus familiares, entendemos que seja esse o instrumento adotado de forma a padronizar e a universalizar essa identificação em Goiânia”, afirmou Willian Veloso.
“Por meio do uso do cordão, pessoas acometidas por AVC enviarão mensagem discreta de que poderão necessitar de suporte especial em virtude de suas limitações, muitas vezes não percebidas imediatamente", acrescentou o vereador.
O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).