Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Projeto que facilita acesso de pessoas com nanismo e de baixa estatura ao transporte coletivo recebe aval da CCJ

Projeto que facilita acesso de pessoas com nanismo e de baixa estatura ao transporte coletivo recebe aval da CCJ

por Da Redação publicado 23/09/2021 15h55, última modificação 23/09/2021 16h13
De autoria do vereador Lucas Kitão (PSL), proposta determina que veículos sejam adaptados com validadores de cartões e catracas de fácil acesso

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia aprovou, nessa quarta-feira (22/9), o projeto de lei, de autoria do vereador Lucas Kitão (PSL), que exige a adaptação dos veículos do transporte coletivo com catracas e validadores de cartões acessíveis às pessoas com nanismo e de baixa estatura.

O objetivo do projeto, segundo o vereador, é garantir o acesso universal ao transporte coletivo, a partir de adaptações necessárias para o acesso de pessoas com deficiência (PCDs) e de idosos.

A ideia de apresentar a proposta surgiu da observação feita por um amigo e ex-assessor do gabinete de Kitão, o jornalista Rafael Campos, que tem nanismo e sugeriu ao parlamentar a equiparação dos veículos operados por concessionárias que atendem à Região Metropolitana. “A equiparação dos ônibus com validadores de cartões e catracas acessíveis às pessoas com nanismo e de baixa estatura é importante, além de ser um compromisso que temos com as políticas de inclusão social, por meio da lei, que será chamada de Lei Rafael Campos”, explica o vereador.

Pessoas com deficiência

Como forma de corrigir o termo “portadores de deficiência” por “pessoas com deficiência”, na ementa do projeto e na legislação municipal, o vereador Willian Veloso (PL) apresentou uma emenda modificativa à proposta de Kitão.

Após a modificação, o texto segue para primeira votação em plenário. Caso seja aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos), as empresas privadas de transporte coletivo deverão instalar os validadores no prazo de 90 dias, contados a partir da publicação do texto no Diário Oficial.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia