Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / PROJETO PROPÕE RECONSTRUÇÃO DE MONUMENTO NA PRAÇA DOS TRABALHADORES

PROJETO PROPÕE RECONSTRUÇÃO DE MONUMENTO NA PRAÇA DOS TRABALHADORES

por lucas-ff — publicado 10/05/2016 14h45, última modificação 11/05/2016 08h40
Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Paulo da Farmácia quer a reconstrução do Monumento da Praça dos Trabalhadores.

Iniciativa do vereador Paulo da Farmácia ( PROS), foi apresentado hoje, dia 10, na Câmara Municipal de Goiânia, projeto que autoriza o Poder Executivo a adotar todos os procedimentos necessários para a reconstrução do Painel/Monumento da Praça dos Trabalhadores. No mês passado, o vereador realizou Audiência Pública para debater o assunto com professores, arquitetos, artistas e representantes de órgãos municipais e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O Monumento ao Trabalhador foi construído em 1959, na administração do prefeito Jaime Câmara, com o apoio do governador de Goiás na época, José Feliciano, a partir da reivindicação de sindicalistas. Foi a obra que mudou o nome da Praça Americano do Brasil, que passou a ser conhecida como Praça do Trabalhador. O Monumento, do artista plástico Clóvis Graciano, era formado por uma estrutura de concreto e painéis de mosaicos, que evocavam as lutas dos trabalhadores em várias partes do mundo.

Nos anos seguintes, o local incorporou-se às agendas das lutas sociais em Goiânia. Ali passaram a acontecer as comemorações do dia 1º de Maio, algumas assembléias de greves e eventuais manifestações políticas.

Mas em 1969 o Monumento foi atingido por piche fervido. Segundo os historiadores, uma retaliação do Comando de Caça aos Comunistas (CCC). Os painéis, com pastilhas de vidro, foram danificados. Na administração seguinte a de Iris, o prefeito Manoel Carlos ordenou a raspagem das pastilhas danificadas, em 1973. E em 1987, Joaquim Roriz determinou a retirada do Monumento, sob a alegação da necessidade de continuar a Avenida Goiás. Pedro Wilson, prefeito de Goiânia em 2003, constituiu um grupo de trabalho para debater a reconstrução do Monumento, mas o projeto não foi levado adiante. 
(Jô Almeida)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia