Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Projeto prevê utilização de contêineres na construção civil, em Goiânia

Projeto prevê utilização de contêineres na construção civil, em Goiânia

por Patrícia Drummond publicado 01/08/2018 15h38, última modificação 01/08/2018 15h38
Projeto prevê utilização de contêineres na construção civil, em Goiânia

Foto: Alberto Maia

O vereador Vinícius Cirqueira (PROS) apresentou, na manhã desta quarta-feira (1), na Câmara, um projeto de lei que permite a utilização de contêineres como técnica construtiva para fins comerciais e residenciais na Capital. Estima-se que 90% das mercadorias que circulam no mundo são transportadas por meio deste mecanismo, que, após determinado tempo de uso, se torna inutilizável.

Segundo o parlamentar, a autorização para construção de casas e estabelecimentos comerciais nestes contêineres tem o objetivo de incentivar o reaproveitamento dos mesmos, estimulando uma arquitetura moderna, criativa e sustentável. “O uso de contêineres reduz o tempo e o custo das construções, diminui o seu descarte na natureza e ainda reduz a produção de resíduos da construção de alvenaria, cujo descarte, em geral, é feito de forma indevida”, afirma.

Cirqueira sugere que os contêineres sejam aproveitados, por exemplo, para a construção de salas modulares, abrigo para usuários do transporte coletivo, postos de saúde em caráter emergencial, barracos provisórios em canteiros de obras e moradias populares.

Critérios

De acordo com a matéria, as construções estarão submetidas à legislação vigente – como o Código de Obras do Município - e exigirão aprovação da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh).

Também é exigência da proposta assinada por Vinícius Cirqueira que o container a ser reutilizado não tenha sido usado para transporte de material tóxico, mesmo que tenha passado por lavagens. Além disso, caso a lei entre vigor da forma como foi apresentada, será necessária a higienização e desinfecção realizada por empresa credenciada; a realização de análise técnica da obra com a respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica - ART; e a inclusão de revestimento interno termoacústico.

Por fim, o Projeto de Lei nº 202, de 1º de agosto de 2018, autoriza o Executivo Municipal a conceder incentivos fiscais às empresas que utilizarem da técnica construtiva em contêineres.

O projeto em questão segue para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia.

 

(Com informações da Assessoria de Imprensa do Gabinete)

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia