Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Projeto pretende reconhecer Cultura Hip Hop como Patrimônio Imaterial do Município

Projeto pretende reconhecer Cultura Hip Hop como Patrimônio Imaterial do Município

por Patrícia Drummond publicado 21/03/2022 17h05, última modificação 22/03/2022 13h47
Projeto pretende reconhecer Cultura Hip Hop como Patrimônio Imaterial do Município

Foto: Fabiano Araújo

A Cultura Hip Hop poderá, em breve, ganhar o título de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Goiânia. É o que prevê Projeto de Lei de autoria do vereador Mauro Rubem (PT), já em tramitação na Câmara. Pela proposta - caso seja aprovada e se transforme em lei -, além do título, será oficialmente assegurado o fomento à Cultura Hip Hop e à realização de suas manifestações próprias na capital, inclusive com o estabelecimento de multa administrativa para quem praticar qualquer tipo de ação discriminatória contra seus agentes.

“Este projeto tem por objetivo viabilizar a Batalha de Rimas no âmbito municipal, valorizando-a e oferecendo espaço suficiente para que haja a sua realização. Sabe-se que Goiânia conta com diversos coletivos que são responsáveis por batalhas de MCs em diferentes regiões da cidade, assim como incontáveis espaços públicos adequados para a prática da Rima e da Batalha de Rap, tais como o Beco da Codorna, o Túnel Jaime Câmara, a Feira Hippie, a Estação Ferroviária, a Feira Aberta da Paranaíba e o Coreto da Praça Cívica”, destaca o vereador Mauro Rubem, autor do projeto. 

“Muito distante do conceito violento do termo, as batalhas, no Movimento Hip Hop, apresentam atmosfera pacífica e divertida e vão além da manifestação cultural. Fomentam a cidadania, o desenvolvimento intelectual dos participantes e de suas visões de mundo. É meio de debate ideológico, com a valorização do respeito ao outro, e, mais que promover entretenimento, cultura e lazer, promovem a sociabilidade e a consciência social”, argumenta o parlamentar. 

Mauro Rubem reitera, ao justificar a proposta, que a intenção é garantir, em Goiânia, a realização de ações culturais cujo objetivo seja a valorização da Cultura Hip Hop, a promoção de capacitações e a integração dos seus profissionais culturais, “sem quaisquer condutas discriminatórias”. Nesse sentido, explica, o projeto estabelece multa administrativa para infratores e reincidentes que praticarem qualquer tipo de ato discriminatório contra DJs, MCs, grafiteiros, beatmakers e afins ou contra eventos realizados pelo segmento em espaços públicos ou privados da capital.  

Sobre o Hip Hop

O Hip Hop é uma cultura popular que surgiu nas comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque, na década de 1970. Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura: o rap, o DJing, o breakdance e o grafite. Outros elementos incluem a moda hip hop e gírias. Dos Estados Unidos, a Cultura Hip Hop se espalhou pelo mundo. No Brasil, a cidade de São Paulo é aquela com maior número de adeptos e com uma relevante produção artística. 

Embora existam algumas traduções da expressão hip hop como "balançar dos quadris", nesse caso o vocábulo hip, em inglês, tem a conotação de "o que está na moda, acontecendo neste momento", e hop seria um movimento de dança. Ainda de acordo com registros norte-americanos, o termo hip hop seria, na verdade, algo equivalente ao som da cadência da marcha dos soldados, comparado ao ritmo dos MCs no palco, ao lado dos DJs, durante o rap. O hip hop teria sido registrado pela primeira vez em 1979, na gravação da música Rapper’s Delight, do grupo Sugarhill Gang.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia