Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Projeto possibilita utilização do nome afetivo para crianças adotadas

Projeto possibilita utilização do nome afetivo para crianças adotadas

por Guilherme Machado publicado 22/05/2018 14h07, última modificação 22/05/2018 14h07

Foi apresentado em sessão plenária nesta terça-feira, 22, na Câmara Municipal de Goiânia, um projeto de autoria do vereador Eduardo Prado (PV) que possibilita a utilização do nome afetivo em cadastros de instituições escolares, de saúde, cultura e lazer para crianças e adolescente que estejam sob guarda de família adotiva. O projeto aponta que a designação é válida para instituições públicas e particulares.

Segundo o documento, o nome afeitvo é a denominação pela qual a criança se identifica, diferindo do seu nome civil. A identificação ocorrerá em casos em que a criança e adolescentes estiver sob a guarda provisória concedida em regular processo de adoção.

De acordo com a justificativa do vereador, o projeto originou após o relato de pais e mães que adotaram seus filhos e tiveram dificuldade para realização de matrícula em creches e escolas. “Muitas crianças passam a residir com a família adotante, por muitas vezes o processo ainda está em trâmite e não existe ainda a sentença judicial que determine a mudança do nome definitivamente” afirmou Eduardo Prado.

Texto produzido pelo estagiário Gabriel Hamon, vinculado à PUC-GO

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia