Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Projeto estabelece prioridades no preenchimento de vagas em instituições de ensino municipais

Projeto estabelece prioridades no preenchimento de vagas em instituições de ensino municipais

por Guilherme Machado publicado 03/09/2019 18h14, última modificação 03/09/2019 18h14

Romário Policarpo (PROS), presidente da Câmara Municipal de Goiânia, apresentou nesta terça-feira (3) o projeto de lei n° 2019/322 que dispõe sobre a garantia de prioridade de vagas para matrícula em escolas do ensino fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’S) da capital. A matéria visa também estabelecer que as crianças beneficiadas possam ficar na instituição mais próxima de casa. 

“Os portadores de necessidades especiais e demais pessoas com mobilidade reduzida, tais como crianças de colo, demandam maior atenção por parte do poder público. Dessa forma, é necessário que seja garantida a reserva de vagas nas instituições de ensino para aqueles que realmente necessitam e que passam por dificuldades, sejam elas de locomoção ou doença”, justifica Policarpo.

São contemplados pela proposta: crianças e adolescentes com problemas de severos problemas de saúde e de desenvolvimento global e doenças crônicas; crianças com deficiência sensorial; vítimas de maus tratos e negligência; portadores de deficiência física; filhos de portadores de deficiência física; filhos de portadores de doenças crônicas; e filhos de pais que trabalham com carga horária de oito horas diárias.

Os critérios sociais e socioeconômicos que permitam a comprovação de carência e vulnerabilidade da família da criança, tais como renda familiar, condições de moradia, patrimônio, histórico familiar, parecer do Conselho Tutelar e outros, serão estabelecidos posteriormente por meio de decreto. 

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), por meio dos Conselhos Regionais de Educação, ficará responsável pelo encaminhamento da criança que se enquadra nesses perfis para a unidade de ensino mais próxima de casa. A instituição que não cumprir o proposto estará sujeita a sanções administrativas.

Texto produzido pela estagiária Ingrid Raquel

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia