Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Projeto de Andrey Azeredo e Sabrina Garcêz oficializa passeio ciclístico com deficientes visuais

Projeto de Andrey Azeredo e Sabrina Garcêz oficializa passeio ciclístico com deficientes visuais

por marcos — publicado 29/05/2018 20h45, última modificação 30/05/2018 07h53

Foi aprovado na Sessão Plenária da Câmara Municipal desta terça-feira, 29, em segunda votação, o projeto de lei de autoria dos vereadores Andrey Azeredo (MDB) e Sabrina Garcêz (PTB) que inclui no calendário oficial de eventos do Município o passeio ciclístico da NBDV - Associação Na Bike com DV (Deficientes visuais), realizado no terceiro domingo de cada mês na Capital. Agora, o projeto será encaminhado para sanção ou veto do prefeito Iris Rezende (MDB).

Na justificativa do projeto, Andrey e Sabrina argumentaram que a iniciativa é inovadora, “de cunho social, que busca promover passeios ciclísticos com pessoas com deficiência visual como forma de integrá-los à sociedade, trazendo bem estar e melhorias à saúde dessas nas partes física, motora e psicológica.” Os passeios serão sempre realizados com a concentração dos participantes e saída destes às 8h30 do Parque Areião, na região sul de Goiânia.

Passeios inclusivos

A Associação NBDV é pioneira em Goiânia na realização de passeios ciclísticos para portadores de necessidades especiais. Nesses eventos, eles pedalam acompanhados por equipes de ciclistas e usam bicicletas especiais, com dois e quatro lugares, conduzidas por pilotos preparados. Ao longo dos passeios, os deficientes ouvem descrições dos lugares visitados e utilizam o tato, o olfato e a audição para saber detalhes do trajeto e das paisagens da cidade. Os passeios contam, ainda, com o acompanhamento permanente de uma ambulância e uma viatura da SMT. Até o momento, já foram realizados em Goiânia 16 passeios da NBDV com a participação de diversos grupos de ciclistas da Capital e o próximo deverá ser realizado em 17 de junho, segundo informações da Associação.

Cultura da bicicleta

Andrey Azeredo, que também é presidente da Câmara, afirmou que é um defensor do uso das bicicletas e um entusiasta do trabalho desenvolvido pela Associação NBDV. “Quando estive à frente da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), em 2015 e 2016, coordenei a implantação inédita das ciclofaixas nos parques Vaca Brava, Areião e Lago das Rosas e os primeiros quilômetros da Ciclorrota. As ciclofaixas marcaram o início de uma cultura da bicicleta em nossa Capital. Nesse sentido, apresentei dois requerimentos à SMT no último 17 de abril solicitando a manutenção e a fiscalização das ciclorrotas e ciclofaixas da cidade e todos os vereadores aprovaram”, destacou ele, e acrescentou: “Proporcionar a alegria saudável de pedalar para os deficientes visuais é uma iniciativa linda, revolucionária e essencial.”

Um dos requerimentos apresentados por Andrey solicita que seja intensificada a fiscalização ao longo das ciclofaixas em Goiânia e o segundo solicita a revitalização, manutenção e reforço da sinalização horizontal das legendas (horário/dia/símbolo da bicicleta), das faixas seccionadas brancas, das linhas de bordo vermelhas, bem como dos cruzamentos rodocicloviários nas ciclofaixas dos parques Vaca Brava, Areião e Alameda das Rosas e a ligação entre eles e ao longo de toda a ciclorrota da Capital. Na ocasião, Andrey ressaltou que o objetivo dos pedidos era o de “resguardar a segurança dos usuários bem como estimular o uso rotineiro das bicicletas e contribuir para a adaptação dos pedestres, ciclistas e motoristas à malha cicloviária.”

Nova ciclovia em Goiânia

Em dezembro do ano passado, Andrey também apresentou, dentre as emendas orçamentárias dele à Lei Orçamentária Anual (LOA) da Prefeitura de Goiânia para o exercício fiscal de 2018, uma que visa melhorar a mobilidade da população com a implantação de mais ciclofaixas e ciclorrotas “para contribuir com o uso de novos modais, como as bicicletas, e reduzir a quantidade de veículos automotores nas ruas”. Outra emenda, esta impositiva e já incorporada no orçamento de 2018 no último mês de abril, mas ainda sem data definida para início das obras, determina a implantação de ciclovia do campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG) até a Praça Universitária.

 

Texto produzido pela assessora Polliana Martins

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia