Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Projeto de Sabrina Garcêz, que alerta sobre endometriose, é aprovado na Comissão de Educação da Câmara Municipal

Projeto de Sabrina Garcêz, que alerta sobre endometriose, é aprovado na Comissão de Educação da Câmara Municipal

por Da Redação publicado 26/04/2022 09h11, última modificação 26/04/2022 09h13
Projeto de lei de Sabrina Garcêz, que cria a Política Municipal de Orientação, Diagnóstico e Tratamento de Endometriose em Goiânia, foi aprovado pela Comissão de Educação da Câmara Municipal no último dia 19.
A proposta da parlamentar coloca em pauta a falta de informação sobre o assunto e as dificuldades para o diagnóstico rápido de uma doença que pode causar infertilidade. Visa promover políticas públicas que assegurem o tratamento integral e adequado às mulheres com o problema. 
De acordo com a vereadora Sabrina Garcez, que tem conversado com o secretário Durval Pedroso (Saúde) sobre a implantação dessa política em Goiânia, o prefeito Rogério Cruz deve sancionar a proposta. 
Sabrina é portadora de endometriose e explica que a doença pode ser assintomática e ter sintomas muito diferentes de uma mulher para outra, o que dificulta o diagnóstico. 
De acordo com Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 10% da população feminina é atingida pela endometriose no Brasil. O problema atinge mulheres na idade reprodutiva entre 25 e 35 anos e pode levar à infertilidade. Mas tem tratamento clínico, cirúrgico ou uma combinação de ambos.  
*Sinais de alerta*
Especialistas esclarecem que as  mulheres  devem ficar alertas para cólicas menstruais intensas, de forma regular e prolongada. Os sintomas principais são dores e infertilidade. Dores durante as menstruações; dores na ovulação; dores durante ou após as relações sexuais; dores na inserção de um absorvente interno e alterações urinárias e intestinais. 
*Proposta*
O projeto de Sabrina Garcez determina a criação de  um política municipal que inclua a realização de campanhas de divulgação e esclarecimento sobre os tratamentos existentes, parcerias com entes públicos e privados para melhorar o desenvolvimento dos tratamentos, o estímulo às pesquisas e estudos a respeito da Endometriose. 
Também visa garantir às mulheres diagnosticadas o acesso universal e equitativo aos exames necessários, especialmente ultrassom endovaginal e ressonância magnética pélvica com preparo intestinal, e tratamento na rede pública municipal, promoção da saúde na rede pública municipal em conjunto com a capacitação de seus profissionais e a garantia de que as pessoas diagnosticadas sejam acompanhadas por uma equipe especializada, composta por ginecologista, coloproctologista, gastroenterologista, urologista, fisioterapeuta, além da orientação psicológica e suporte à paciente. 
 A matéria segue para votação em plenário e sanção do prefeito. (Da assessoria de imprensa da vereadora).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia