Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Projeto de lei estabelece regras para Prefeitura ter posse de imóveis abandonados

Projeto de lei estabelece regras para Prefeitura ter posse de imóveis abandonados

por Guilherme Machado publicado 28/05/2018 17h35, última modificação 29/05/2018 10h04

Projeto de lei do vereador GCM Romário Policarpo (PTC) estabelece regras para a Prefeitura ter a posse de imóveis e lotes abandonados por seus proprietários ou herdeiros. “As leis municipais existentes não têm soluções eficientes para resolver os problemas envolvendo os imóveis abandonados e terrenos baldios, como acúmulo de lixo, proliferação de doenças, ocupação de indivíduos e especulação imobiliária”, explica o vereador. 

Caso vire lei, o proposto será aplicado aos imóveis que forem denunciados ou verificados pela Prefeitura como abandonados por seus donos devido à falta de conservação, quando não houver escritura definitiva após processo de partilha, em casos de transmissão de direitos por meio de sucessão, e quando deixar-se de pagar o IPTU e o ITU. 

O procedimento iniciará com a elaboração de um relatório completo, descrevendo as condições do imóvel abandonado. Também será lavrado um auto de infração. Em seguida, a Prefeitura passará a ter a guarda do imóvel, cujo ato deverá ser publicado em algum jornal impresso de circulação local, garantindo a ampla defesa e o contraditório. 

Se após três anos da publicação o proprietário não praticar algum ato que indique a posse do imóvel, como limpeza, capinação, pintura, retorno da obra ou não pague os impostos atrasados, o imóvel passará a pertencer à Prefeitura. Após devidamente registrado, o imóvel poderá ser usado para a instalação de associações civis sem fins lucrativos, entidades assistenciais, educativas e esportivas com atividades de interesse público ou concedido para programas habitacionais de interesse social. 

Os débitos do IPTU e ITU que existirem no imóvel arrecadado ainda serão cobrados do antigo proprietário. Caso ele ou outro interessado desejar interromper o processo de arrecadação, ele terá que exercer os atos de posse e saldar as dívidas. 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia