Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Projeto de lei estabelece diretrizes para o transporte individual ativo e elétrico

Projeto de lei estabelece diretrizes para o transporte individual ativo e elétrico

por Guilherme Machado publicado 24/04/2019 18h33, última modificação 24/04/2019 18h33

Projeto de lei (nº 2019/156), de autoria do vereador Paulo Magalhães (PSD), cria o Sistema de Micromobilidade Compartilhada (SMC) e a Rede Integrada de Micromobilidade (RIM). O objetivo é definir e regular os serviços de micromobilidade, integrando-os ao sistema de mobilidade da cidade, e uma rede de mobilidade compartilhada visando estabelecer as condições de viabilidade e operacionalidade dos agentes e usuários dos modais. 

“A micromobilidade é um importante elemento para melhorar as condições de sustentabilidade urbana, reduzindo a emissão de poluentes e desafogando o sistema viário já sobrecarregado. Ela estimula a menor utilização de carros e complementa a rede de transporte coletivo de massa”, explica o vereador. 

O SMC é definido como o conjunto dos produtos, serviços e equipamentos de infraestrutura urbana, públicos e privados, colocados à disposição da população, com ou sem custo para o usuário, que permitam deslocamentos de curta e média distâncias de maneira ecologicamente correta e eficiente, bem como a ordenação do espaço público. 

A RIM, proposta no projeto, é composta por todos os modais ativos ou elétricos de transporte individual, disponíveis em modelo público ou privado de compartilhamento, que permitam a realização de deslocamentos de maneira sustentável e alternativa ao veículo automotor. Estão inclusos os patinetes, patinetes elétricos, bicicletas e bicicletas elétricas, compartilhados com ou sem estação física, e quaisquer equipamentos de mobilidade individual que possua meio próprio de propulsão e seja colocado à disposição da população pelo poder público ou pela iniciativa privada. 

O Sistema de Mobilidade Compartilhada deverá promover: a criação de alternativas sustentáveis e eficientes de transporte, com apoio governamental à inovação, estimulando a liberdade de iniciativa e a concorrência entre operadoras; a integração da RIM ao sistema público de transporte coletivo, incluindo a construção de estacionamentos de modais ativos ou elétricos no entorno das estações e terminais de ônibus; e a expansão equilibrada, com respeito ao espaço público e ao trânsito de pedestres. 

Já a Rede Integrada de Micromobilidade deverá ter como premissas: a diminuição da emissão de poluentes; oferecer alternativas de transporte individual com níveis variados de preço e acessibilidade; dar acesso livre aos equipamentos públicos de infraestrutura urbana de apoio à micromobilidade, tais como bolsões de estacionamento, paraciclos e bicicletários; e permitir e estimular a experimentação pelas operadoras da RIM. 

“A promoção do SMC atinge objetivos traçados pelas políticas urbana e de mobilidade, contribuindo para a melhora da qualidade de vida, em especial nas áreas mais adensadas e de elevada atividade. Portanto, justifica-se o estímulo governamental da inovação e do desenvolvimento de novos modais, inclusive por meio de convênios e chamamentos públicos para testá-los”, diz Paulo Magalhães. 

Os modais elétricos integrantes da RIM deverão atuar por meio de operadoras credenciadas junto ao município e com fiscalização no cumprimento dos requisitos técnicos e de segurança dos equipamentos, devendo ser observadas as especificações dispostas no Código de Trânsito Brasileiro e na Resolução 465 do Contran, além da devida certificação da Anatel para os dispositivos de conectividade embarcados nos equipamentos.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia