Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Projeto de lei determina que estabelecimentos adotem dispositivos individuais para organizar atendimento

Projeto de lei determina que estabelecimentos adotem dispositivos individuais para organizar atendimento

por Guilherme Machado publicado 04/12/2019 18h50, última modificação 04/12/2019 18h48
Projeto de lei determina que estabelecimentos adotem dispositivos individuais para organizar atendimento

Foto: Alberto Maia

Foi apresentado durante a sessão plenária desta quarta-feira (4) um projeto de lei (2019/432) que obriga os estabelecimentos a instalar um sistema de organização de fila de atendimento em que cada pessoa fique com um dispositivo que se ilumine e vibre no momento que for sua vez de ser atendida. Tal método deverá substituir os tradicionais de hoje, que utilizam de sinais visuais e sonoros. 

Os locais que descumprirem poderão sofre advertência e pagar multa de R$ 500 a mil reais, em caso de reincidência. As multas arrecadas serão depositadas no Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. 

O autor do projeto, Welington Peixoto (MDB), explica que, em Goiânia, alguns bares e restaurantes, ainda que sem obrigatoriedade legal, já utilizam esta forma de comunicação para organizar o atendimento. Para ele, a medida proposta não é “desarrazoada nem inviável economicamente aos estabelecimentos”. 

O vereador justifica ainda a mudança alegando que ela atende melhor as pessoas com deficiência. “O uso de soluções simples, como a adoção de um dispositivo individual de senha eletrônica, como o pager, vai ao encontro com o texto da Lei Brasileira de Inclusão, permitindo melhor atendimento ao público, em especial, à pessoa com deficiência, e proporcionando agilidade da comunicação e da informação.” 

Ele acrescenta que a medida vai beneficiar também os clientes que não possuem deficiência. “Muitas pessoas preferem fazer outras atividades enquanto aguardam a finalização de um pedido feito num restaurante, por exemplo. Isso é possível por meio do dispositivo em questão, o que vai consequentemente resultar numa maior satisfação dos consumidores”, finalizou.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia