Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Projeto de lei cria programa de preservação de nascentes

Projeto de lei cria programa de preservação de nascentes

por Guilherme Machado publicado 02/10/2017 16h10, última modificação 02/10/2017 16h10

Projeto de lei apresentado por Doutor Paulo Daher (DEM) cria o programa Adote uma Nascente, com o objetivo de recuperar nascentes de áreas degradas e preservar as que ainda não foram deterioradas. 

“Qualquer pessoa ou empresa poderá adotar uma nascente e garantir a proteção, manutenção ou recuperação da vegetação no entorno dela”, explicou o vereador. 

Para pôr em prática o programa, a Prefeitura terá de delimitar as áreas e identificá-las em placas com o nome da nascente, nome da pessoa física ou jurídica “adotante”, dados técnicos sobre a água, solo, fauna e flora, telefone para denúncias de crimes ambientais e logomarcas ou nomes das entidades e órgãos municipais envolvidos. 

Entre as ações de manutenção das áreas previstas no projeto para quem adotar uma nascente, estão: construção de aceiros para proteção contra incêndios no período de estiagem; prevenção contra erosões no período de chuvas; limpeza periódica dos resíduos sólidos. A Prefeitura ficará a cargo de apurar as denúncias que chegarem aos órgão responsável. 

A recuperação das áreas degradadas será feita somente após a apresentação de um plano de recuperação permanente e a utilização das águas das nascentes só será permitida com autorização da Prefeitura. Nas nascentes “adotadas” será proibido o escoamento direto das águas de chuva para elas, a construção de edificações, a remoção de árvores, o plantio de espécies exóticas e a criação de animais. 

Tratamento de esgoto 

Outra proposta de Paulo Daher proíbe os estabelecimentos comerciais e industriais de lançarem esgoto sem tratamento em rios, córregos ou qualquer outro curso fluvial. 

As empresas que tratarem o esgoto, em respeito à norma, deverão publicar um relatório sobre o tratamento e a destinação dos resíduos lançados nos cursos d’água a cada seis meses no site de Internet delas. Nele, terão de constar os volumes de água utilizada e tratada, além do método usado no tratamento. 

A multa pelo descumprimento será de R$ 500,00 a R$ 10 mil, que será dobrada em caso de reincidência.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia