Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Projeto de Igor Franco garante à gestante direito de optar por parto normal ou cesariana

Projeto de Igor Franco garante à gestante direito de optar por parto normal ou cesariana

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 04/04/2023 11h30, última modificação 04/04/2023 14h24
Pacientes deverão receber orientações, durante pré-natal, sobre vantagens e desvantagens de cada tipo de parto. Aprovado pela Câmara, texto segue para análise do Executivo

Em segunda votação, a Câmara de Goiânia aprovou, na Sessão Ordinária desta terça-feira (4), projeto de lei (PL 408/2022) para garantir à gestante possibilidade de optar por parto normal ou cesariana, a partir da primeira consulta de pré-natal da gestação. "Essa proposta não tem nada contra o parto normal, natural ou cesariana. Apenas defendemos o direito de informação à parturiente sobre todos os procedimentos médicos que ela vai ter, no âmbito das instituições de saúde municipal, para que assim possa decidir qual o melhor caminho a adotar em seu parto", afirmou o autor da matéria, vereador Igor Franco (Solidariedade).

Segundo o texto, se a gestante escolher o procedimento cirúrgico de cesariana eletiva, por exemplo, ele será realizado a partir de 39 semanas de gestação (salvo orientação médica em contrário). Ainda de acordo com a proposta, a paciente deverá ser informada, durante o período de pré-natal e por profissional habilitado, sobre procedimentos cirúrgicos a que pode ser submetida, bem como sobre vantagens e desvantagens de cada tipo de parto.

Direitos

A proposta estabelece ainda uma série de exigências para proteção da gestante. Garante à parturiente, por exemplo, direito à analgesia, que deve ser acompanhada, em todo o período de parto, por profissional de saúde. Além disso, determina – em maternidades, hospitais e instituições afins – afixação de placa com a seguinte mensagem: "Constitui direito da parturiente escolher o tipo de parto, a partir da trigésima nona semana de gestação".

Para Igor Franco, a proposta tem grande alcance social e humano. "Ela vai dar mais segurança, autonomia e respeito à gestante para escolher a melhor forma de fazer seu parto", concluiu.

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia