Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / PROJETO DE ELIAS VAZ VISA AMPLIAR TRANSPARÊNCIAS DAS CONTAS PÚBLICAS

PROJETO DE ELIAS VAZ VISA AMPLIAR TRANSPARÊNCIAS DAS CONTAS PÚBLICAS

por lucas-ff — publicado 02/03/2016 13h00, última modificação 19/04/2016 12h01
Vereador alega que se não se pode falar em transparência pública sem acesso ampla às contas municipais

O vereador Elias Vaz, PSB, apresentou na sessão de hoje (2) da Câmara um projeto de lei que visa ampliar o acesso e a transparência na execução das contas públicas da Prefeitura de Goiânia. 

“Não há que se falar em fiscalização de contas públicas sem acesso aos contratos e as faturas quer geraram o pagamento pela execução do serviço contratado”, lembra ele.

Na verdade, o vereador do PSB quer alterar o artigo 7º da Lei Municipal nº 9;261, de 22 de maio de 2013. Mas Elias Vaz, que elogia a Lei, acha que ela não garante o acesso direto a informações essenciais como, por exemplo, contratos e notas fiscais de aquisição de mercadorias e serviços. 

“Nossa proposta”, diz ele, “visa dar ao contribuinte acesso aos dados das despesas públicas. Se o contribuinte, por exemplo, tivesse acesso direto a tais dados certamente teria subsídios para cobrar diversos absurdos na administração municipal, como o porquê da falta de medicamentos nos CAIS”.

ESCÂNDALOS

Elias Vaz, ao justificar sua propositura, lembra que recentemente denunciou o escândalo envolvendo a merenda escolar, onde, frisou, “a prefeitura pagava, mas os alimentos não chegavam às escolas. Se o pai de um aluno tivesse munido de nota fiscal fatalmente poderia questionar na Justiça a falta de merenda”.

Nesse sentido, o vereador disse que o objetivo de sua proposta é que seja publicado o procedimento administrativo anterior à divulgação do edital de licitação, “para se saber sobre a necessidade da contratação e qual o valor do orçamento para calcular os preços”. 

O projeto visa ainda a digitalização e disponibilização dos contratos e notas fiscais que geraram os pagamentos (faturas liquidadas). (foto Eduardo Nogueira)



(Antônio Ribeiro dos Santos)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia