Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Projeto de Elias Vaz estabelece sabatina antes de nomeações da prefeitura

Projeto de Elias Vaz estabelece sabatina antes de nomeações da prefeitura

por joana — publicado 30/03/2017 13h38, última modificação 30/03/2017 13h38
A apreciação pelos vereadores visa órgãos como Amma, Comurg, CMTC, Agetul, Guarda Civil e institutos de Previdência dos servidores municipais.

O vereador Elias Vaz (PSB) apresentou projeto hoje, dia 30,  para que algumas nomeações do Município sejam submetidas à apreciação dos vereadores. A idéia da matéria, que recebeu assinatura de 28 dos 35 vereadores, é que os indicados para a presidência de órgãos da administração indireta passem por sabatina na Câmara Municipal. Entre eles, Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma); Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg); Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC); Agência Municipal de Turismo (Agetul); Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia; Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Goiânia (IPSM) e Instituto de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia (Imas).

 Segundo o projeto, que altera o artigo 64 da Lei Orgânica do Município, depois da arguição pública, os vereadores devem votar se o indicado pelo Município tem condições de assumir o cargo. A aprovação depende de maioria simples. Elias Vaz defende a importância de um processo mais transparente de escolha. “A sabatina torna pública a decisão. Vemos com frequência nomeações que atendem a critérios políticos, mas é preciso saber se a pessoa tem condições técnicas de estar à frente daquele órgão”.

O vereador cita o exemplo da Comurg. “Será que, ao assumir, o presidente tem noção da folha de pagamento, da situação da Companhia, da estrutura física e de equipamentos, das principais necessidades do órgão? Muitas vezes não. E essa demora em tomar pé da situação pode prejudicar a administração pública”, explica Elias.

 A sabatina já é aplicada como condição para muitos cargos em nível federal. Foi o caso, por exemplo, do ministro do Superior Tribunal Federal (STF)  Alexandre de Moraes. Antes de assumir, ele, que era ministro da Justiça, foi sabatinado pelo Senado. “Essa prática gera mais transparência e permite à população ter mais informações sobre quem vai ocupar o cargo”, finaliza o vereador.

 (Da assessoria de imprensa do gabinete do vereador Elias Vaz)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia