Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Projeto de Divino Rodrigues obriga compostagem de lixo orgânico coletado na capital

Projeto de Divino Rodrigues obriga compostagem de lixo orgânico coletado na capital

por Guilherme Machado publicado 29/05/2019 17h25, última modificação 29/05/2019 17h22
Projeto de Divino Rodrigues obriga compostagem de lixo orgânico coletado na capital

Foto: Alberto Maia

Projeto de lei (nº 2019/223) apresentado nesta quarta-feira (29) obriga a reciclagem, por meio da compostagem, do lixo orgânico coletado em Goiânia, além de proibir o depósito dele no aterro sanitário ou que seja incinerado. Segundo o autor da proposta, vereador Divino Rodrigues (PROS), a Prefeitura e as empresas privadas que fazem coleta de lixo terão o prazo de um ano após a publicação da lei para se adequar antes do início da proibição. 

A Prefeitura poderá destinar áreas próprias para realizar a compostagem dos resíduos orgânicos coletados e incentivar a compostagem doméstica. As iniciativas comunitárias, coletivas ou de cooperativas de catadores deverão ser estimuladas e priorizadas na implementação dos projetos. 

“A partir do entendimento da compostagem também como uma forma de reciclagem, conclui-se que a prestação deste tipo de serviço por cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis é mais uma forma de atuação possível destas entidades”, explica o vereador. 

A compostagem é um processo natural que transforma resíduos orgânicos em material fértil e rico em nutrientes, o húmus. A adoção desse tipo de tratamento resulta na produção de fertilizantes orgânicos e condicionadores de solo, promovendo a reciclagem de nutrientes, a proteção do solo contra erosão e perda de nutrientes, diminuindo a necessidade de fertilizantes naturais. 

O novo manejo dos resíduos sólidos orgânicos será colocado em prática de forma gradativa, começando pelo aproveitamento dos resíduos de poda, varrição e jardinagem, acrescido, em seguida, do lixo de grandes geradores alimentares. Por fim fica a coleta dos resíduos domiciliares. 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia