Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Projeto de Cabo Senna suspende acesso de criminosos ao transporte coletivo

Projeto de Cabo Senna suspende acesso de criminosos ao transporte coletivo

por Patrícia Drummond publicado 08/08/2019 15h35, última modificação 08/08/2019 16h01
Projeto de Cabo Senna suspende acesso de criminosos ao transporte coletivo

Foto: Marina Alice

Preocupado com o alto índice de violência e a impunidade dos criminosos que atuam no interior dos ônibus, pontos de parada ou terminais, o vereador Cabo Senna (Patriota) apresentou nesta quinta-feira (8), em Plenário, projeto de lei que suspende preventivamente o acesso ao sistema de transporte coletivo, até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória, os passageiros denunciados pelo Ministério Público, na forma do Código de Processo Penal, por crimes como: furto, roubo, lesão corporal, vandalismo, importunação sexual, estupro, abuso sexual e outros que coloquem em risco a vida, a segurança e o patrimônio dos usuários do referido sistema.

Senna esclarece que a proposta não impede o direito de ir e vir ou de locomoção, nos termos da Constituição Federal, aos denunciados que estejam respondendo a processo em liberdade. Nesse caso, diz, eles poderão usar outros meios de transporte, como, por exemplo, aplicativos de transporte, carro, moto, bicicleta, moto táxi ou táxi.

A matéria também obriga as empresas concessionárias do transporte coletivo a instalarem equipamentos de vídeo monitoramento no interior dos ônibus, com o objetivo de dar mais segurança aos passageiros e inibir a criminalidade. De acordo com o projeto, competirá à Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), fiscalizar o cumprimento das medidas propostas.

Reincidência

A realidade é que, a cada hora, ocorre ao menos um furto nos ônibus e todos os dias mulheres são vítimas de importunação e abuso sexual. Para o desespero dos usuários, os marginais que cometem esses crimes são pegos pela polícia, soltos por ordem judicial, respondem a processos em liberdade e voltam a agir nos ônibus e terminais”, destaca Cabo Senna.

O vereador argumenta que esses criminosos se aproveitam da aglomeração de pessoas no interior dos ônibus para furtar, assaltar ou para encostar e importunar sexualmente as mulheres. Ele cita o caso ocorrido no último dia 30 de julho, “quando o meliante Weslan da Silva Mourão ejaculou na perna de uma passageira dentro de um ônibus em Goiânia”.

O criminoso chegou a ter a prisão em flagrante convertida para preventiva pela juíza Placidina Pires, da 6ª Vara Criminal da Capital, após passar por audiência de custódia. Contudo, durante plantão forense noturno, o juiz substituto em segundo grau, Sérgio Mendonça de Araújo, concedeu habeas corpus ao homem, que foi liberado e poderá, inclusive, circular normalmente nos ônibus, colocando novamente em risco a vida de muitas outras mulheres”, lamenta Senna.


(Com informações da Assessoria de Imprensa do vereador Cabo Senna)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia