Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Projeto de Cabo Senna cria política de segurança para pontes e viadutos

Projeto de Cabo Senna cria política de segurança para pontes e viadutos

por Guilherme Machado publicado 23/05/2019 15h55, última modificação 23/05/2019 16h01
Projeto de Cabo Senna cria política de segurança para pontes e viadutos

Foto: Marina Alice

O vereador Cabo Senna (Patriota) apresentou na sessão da manhã desta quinta (23) um projeto de lei que institui a Política de Segurança de Obras de Arte Especiais no Município de Goiânia. O objetivo é criar condições para o efetivo controle, análise, vistoria, inspeção e monitoramento das obras de arte especiais, com base na fiscalização, orientação e correção das ações de segurança acerca das pontes, trincheiras, viadutos e passarelas. 

“Toda estrutura está sujeita a uma deterioração ao longo do tempo, por deficiências de projeto e de construção, agressão do meio ambiente e ausência de manutenção”, explica Senna. 

Segundo ele, a iniciativa do projeto de lei foi baseada no Relatório de Vistoria das Obras de Arte Especiais de Goiânia 2019, elaborado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-GO). Ele apontou que quase 80% das pontes e viadutos de Goiânia têm problemas estruturais. Para realizar o trabalho de vistoria técnica, iniciado em 8 de maio de 2012, foi formado um grupo multidisciplinar de engenharia colaborativa, composto por profissionais do CREA-GO, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Estado de Goiás (Ibape-GO) e consultores independentes, a convite do conselho. 

Conforme o relatório, a maior parte dos acidentes relacionados às obras de arte especiais está diretamente ligada à falta de manutenção e de medidas preventivas de conservação, no que tange aos parâmetros funcionais, estruturais e de durabilidade. A falta de manutenção preventiva também acarreta vários transtornos aos usuários e à sociedade como um todo, como danos à integridade física, perdas materiais e econômicas, redução do comércio local, redução da mobilidade urbana, aumento dos trajetos de deslocamento e perda de horas produtivas em engarrafamentos de trânsito.

Texto da assessoria de comunicação do vereador Cabo Senna

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia