Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Projeto cria Conselho de Proteção aos Animais

Projeto cria Conselho de Proteção aos Animais

por joana — publicado 08/11/2016 13h35, última modificação 09/11/2016 07h55

De autoria do vereador Thiago Albernaz ( PSDB), foi apresentado hoje, dia 8, durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Goiânia, projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Comupa).

Pelo projeto, o Comupa será vinculado à Agência Municipal do Meio Ambiente e irá deliberar sobre políticas públicas voltadas à saúde, à proteção, à defesa e ao bem-estar de animais em Goiânia, visando a saúde humana e a proteção ambiental.

Este conselho tem como objetivos incentivar a guarda responsável dos animais, acompanhar, discutir, sugerir, propor e fiscalizar as ações do poder público e o fiel cumprimento da legislação de proteção animal.

Consta na proposta que o Comupa será constituído por 11 (onze ) membros, com o mandato de dois anos, permitida uma recondução, sendo um representantes das seguintes entidades :Agência Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Defesa Social, Associação de Moradores de Goiânia, Conselho Regional de Medicina Veterinária; dois representantes da Faculdade de Medicina Veterinária, Zootecnia ou Biologia , dois das associações de profissionais de Medicina Veterinária, Zootecnia e Biologia e um representante de entidade atuantes na defesa, proteção e conservação da vida e defesa dos animais.

As sessões plenárias do Comupa – uma vez a cada dois meses – serão abertas à participação de todos os cidadãos, entidades da sociedade civil e movimentos populares, com a finalidade de analisar os trabalhos realizados, orientar sua atuação e propor projetos, programas ou ações específicas afeitas ao tema.

De acordo com Thiago Albernaz, “há uma carência e uma lacuna de ordem legal na esfera da municipalidade, tornando-se imprescindível esta iniciativa. As condutas que representam maus-tratos e crueldade aos animais devem estar amplamente expostas em dispositivos de ordem legal, de maneira que se possa eliminar definitivamente falhas que impedem a sua repressão e combate a estas práticas. O Comupa será um instrumento através do qual se poderá agir em favor dos animais de maneira democrática, pois é composto de membros advindos de diversos segmentos da sociedade civil como entidades protetoras dos animais, conselhos, estudiosos, técnicos e de membros representantes do poder público”.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia