Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Projeto cria a Semana Municipal de Combate ao Feminicídio em Goiânia

Projeto cria a Semana Municipal de Combate ao Feminicídio em Goiânia

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 28/05/2019 12h05, última modificação 28/05/2019 15h33

"Uma proposta que visa combater com rigor a violência contra a mulher em Goiânia, especialmente a mulher negra, maior vítima desses assassinados". Assim o vereador Emilson Pereira, Podemos, justificou seu projeto de lei, que institui a Semana de Combate ao Femicídio em Goiânia, a ser realizada anualmente no mês de novembro.

O projeto foi aprovado em segunda votação hoje (28) pela Câmara e será agora avaliado pelo prefeito Iris Rezende, MDB, sobre sua sanção ou veto."Vou falar com o prefeito e pedir sua compreensão no sentido de que a projeto seja transformado em Lei, o que representa um grande avanço nessa luta em defesa dos direitos e proteção da mulher", frisou.

O projeto estabelece que a Semana de Combate ao Feminicídio integrará o Calendário Oficial de Datas e Eventos de Goiânia, em consonância com a Política Nacional de Combate à Violência Contra a Mulher. O vereador explica ainda que caberá à Prefeitura a difusão das informações sobre o evento, mobilização da comunidade para participar das campanhas de prevenção e enfrentamento ao feminicídio.

"Sem contar", completou, "com seminários, palestras e debates sobre o assunto,envolvendo aí Ministério Público, Tribunal de Justiça, universidades, entidades de classe, organizações não governamentais e outras instituições públicas e privadas interessadas nessa luta em defesa da mulher".

DADOS

Emilson Pereira lembra igualmente que "não é de hoje que as mulheres do nosso país têm sido vítimas de violências físicas e verbais. O assassinato brutal da vereadora carioca Marielle Franco, em março do ano passado, trouxe à tona a triste realidade do feminicídio no meio social brasileiro. É importante salientar que de dezembro de 2017 até setembro de 2018, por exemplo, houve um aumento de 82% na prática do feminicídio em Goiás, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado"

E completou:" A Organização Mundial de Saúde, OMS, mostra que, em 2017, o número de assassinatos chega a 4,8 para cada 100 mil mulheres brasileiras. As mulheres negras são as maiores vítimas. Por exemplo, entre 2003 e 2013 houve um aumento de 54% no registro de mortes, passando de 1.864 para 2.875 no período. Um horror total".

 

'

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia