Câmara aprova prioridade no atendimento hospitalar para vítimas transportadas pelo Corpo de Bombeiros ou pelo Samu
O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, nessa quinta-feira (6), projeto de lei (PL 116/2025) que concede prioridade no atendimento hospitalar de urgência e emergência para vítimas transportadas pelo Corpo de Bombeiros ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A medida vale para unidades de saúde públicas e privadas e tem como objetivo agilizar a liberação de viaturas utilizadas no transporte de pacientes. De autoria do vereador Dr. Gustavo (Agir), a matéria segue para sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).
Segundo o texto, hospitais e unidades de pronto atendimento (UPAs) deverão receber as vítimas com rapidez, garantindo a continuidade do atendimento iniciado em unidades de resgate ou de suporte avançado. A prioridade busca assegurar assistência médica imediata aos pacientes, como forma de evitar o agravamento do quadro de saúde.
Para garantir o atendimento preferencial, o projeto propõe:
- elaboração de protocolo que facilite a triagem das vítimas, respeitando os critérios de gravidade do quadro e as diretrizes do SUS;
- identificação de gargalos que impactem o fluxo de atendimento nos hospitais e a disponibilidade de viaturas para transporte de pacientes;
- capacitação de profissionais de saúde envolvidos na recepção de pacientes emergenciais.
"Há frequentes relatos de que viaturas permanecem por horas estacionadas em unidades de saúde, aguardando liberação. Isso prejudica a continuidade dos atendimentos e implica no agravamento do quadro de saúde de usuários. O escopo do projeto é priorizar esses atendimentos, de modo a liberar os veículos para o retorno às operações emergenciais", afirmou Dr. Gustavo.













