Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Aprovada transferência da administração do Mercado da 74 para a Secult

Aprovada transferência da administração do Mercado da 74 para a Secult

por Patrícia Drummond publicado 03/04/2019 15h40, última modificação 04/04/2019 08h10
Aprovada transferência da administração do Mercado da 74 para a Secult

Foto: Marina Alice

Foi aprovado nesta quarta-feira, 3 de abril, na Câmara de Goiânia, em segunda e última votação, o Projeto de Lei Complementar nº 2018/040, de autoria do vereador Anselmo Pereira (PSDB), que passa para a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) a administração e a manutenção do cadastro atualizado dos permissionários do Centro Cultural Mercado Popular da 74. Atualmente, as atribuições estão a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), que responde por todos os mercados municipais instalados na Capital.

Recebemos do presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Municipal Bairro Popular de Goiânia (Aspermerbapo), o permissionário Washington Alves Martins, ofício em que nos empresta total e irrestrito apoio a esta iniciativa, confirmando ser este projeto, de transferência para a competência gerencial da Secult, a melhor alternativa para todas as partes”, destaca Anselmo.

Recebemos, ainda, uma apropriada manifestação do músico e gerente de Musicalidade, Fausto Noleto, em que expõe pertinentes motivos que servem de base para esta oportuna mudança de gestão, incluindo a melhoria das atividades culturais patrocinadas pela Prefeitura de Goiânia no local, o que valorizará o crescimento cultural de nossa gente, sobretudo com o apoio aos nossos artistas. Tudo isso, proporcionado por meio desta Lei”, acrescenta o vereador.

Anselmo lembra que o Centro Cultural Mercado Popular da 74 tornou-se uma grande referência na Capital, principalmente após a reforma do estabelecimento, ocorrida em 2006, com a realização da edição anual da Casa Cor Goiás. “Os antigos feirantes deixaram de ali comercializar suas frutas e verduras e o salão se transformou em lugar de apresentação tradicional de músicos, em seus diversos estilos, contratados pela Secult a partir de 2014”, recorda. “Os permissionários remanescentes, então, se organizaram em uma associação, oferecendo aos frequentadores das atividades culturais alimentos típicos da gastronomia goiana, o que transformou o Mercado da 74 em uma referência cultural não apenas para os habitantes da nossa cidade, mas também para os turistas”, argumenta o autor da proposta.

 Mais cultura

 Em outra iniciativa, Anselmo Pereira teve aprovado, também em segunda e última votação, nesta quarta-feira, 3, o Projeto de Lei nº 2018/280, que declara de Utilidade Pública a Associação Grupo Vozes e Violão Flores do Cerrado. A entidade está sediada no Conjunto Caiçara e, segundo o vereador, todos os cargos eletivos de sua diretoria são exercidos de forma voluntária.

Conforme seu estatuto, a Associação Grupo Vozes e Violão Flores do Cerrado “tem por finalidade principal o desenvolvimento de atividade educacional de música, de dança e de teatro, visando o aprimoramento e divulgação destas expressões culturais”.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia