Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Processos seletivos e avaliações funcionais deverão respeitar crença religiosa

Processos seletivos e avaliações funcionais deverão respeitar crença religiosa

por Patrícia Drummond publicado 06/10/2020 16h40, última modificação 06/10/2020 16h44
Processos seletivos e avaliações funcionais deverão respeitar crença religiosa

Foto: Alberto Maia

Foi aprovado, em segunda e última votação, nesta terça-feira (6), Projeto de Lei (PL) do vereador Cabo Senna (Patriota) que dispõe sobre fatos relacionados com a liberdade de crença religiosa, determinando à administração pública e a entidades privadas o respeito e a observância, no Município de Goiânia, às doutrinas religiosas. O PL 165/2020 trata, basicamente, de processos seletivos, avaliações de desempenho e outros similares realizados na Capital. 

De acordo com o texto aprovado – e que segue, agora, para sanção do Executivo -, o processo seletivo para investidura de cargo, função ou emprego, nas estruturas do Poder Público Municipal, na administração direta e indireta, das funções executiva, legislativa e judiciária, e, ainda, as avaliações de desempenho funcional e outras similares, serão realizadas com respeito às crenças religiosas da pessoa, propiciando a observância do dia de guarda e descanso, celebração de festas e cerimônias, em conformidade com a doutrina de sua religião ou convicção religiosa. 

Obrigação

“Este projeto tem amparo legal e constitucional, inclusive em jurisprudências da Corte Suprema. A matéria assegura alternativas à realização das referidas atividades, sem prejuízo à liberdade de crença”, argumenta o vereador Cabo Senna.

Em sua justificativa, Senna lembra que o Estado é laico, mas é juridicamente obrigado a garantir os direitos fundamentais previstos na Constituição, dentre os quais está o direito de crença e convicção religiosa e filosófica. E completa: “Assim, sempre que possível, está juridicamente obrigado a adotar as providências administrativas e legais necessárias para resguardar os direitos fundamentais, sendo-lhe vedado protegê-los de forma insuficiente”. 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia