Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Presidente do IPSM usa tribuna para explicar reforma previdenciária

Presidente do IPSM usa tribuna para explicar reforma previdenciária

por Heloiza Amaral publicado 14/08/2018 11h50, última modificação 14/08/2018 16h12

O presidente do Instituto de Previdência Social do Município de Goiânia (IPSM), Sílvio Fernandes, esteve na Câmara nesta terça-feira (14) para falar sobre o novo projeto de reforma previdenciária que será analisado pela Casa, depois do arquivamento da primeira matéria pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em maio deste ano. Segundo ele, a maioria das 32 emendas apresentadas pelos sindicatos foram incluídas no projeto, o que deve facilitar a aprovação pelos vereadores. “Os servidores municipais perceberam que suas demandas só poderão ser atendidas depois de uma reestruturação na previdência. Atualmente, os fundos acumulam R$ 17,8 bilhões em dívidas”, afirma.

O projeto enviado ao Legislativo prevê o pagamento do déficit previdenciário a partir da cessão de áreas públicas em regiões nobres da capital e de valores recebidos da dívida ativa. O processo será supervisionado pelo Ministério Público, Tribunal de Contas e Secretaria Nacional da Previdência. De acordo com Sílvio Fernandes, a aprovação da matéria vai equilibrar a previdência e a situação fiscal do município, possibilitando maior investimento na cidade e no funcionalismo público.

O presidente do IPSM destacou que o déficit nos fundos ocorreu devido a erros nos processos de concessão dos benefícios, na concessão de aposentadorias por invalidez, pela fragilidade do sistema de arrecadação e desacordo da legislação municipal com as regras federais. Além disso, até 2002, não houve contribuição previdenciária por entes patronais e pelos servidores públicos de Goiânia. Atualmente, R$ 35 milhões saem dos cofres da Prefeitura para os aposentados do município.

O relator da matéria na CCJ, Welington Peixoto (MDB), afirma que, após discussão com vereadores e sindicatos, a reforma previdenciária não deve encontrar tantos obstáculos para ser aprovada, destacando, para isso, o acatamento de emendas pelo Executivo. A vereadora Priscila Tejota (PSD) sugeriu nova reunião, antes que o projeto seja votado em plenário, para que os parlamentares tomem consciência das alterações propostas em relação à matéria anterior. (Foto: Alberto Maia)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia