Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Presidente da Câmara quer barrar aumento da tarifa de água em Goiânia

Presidente da Câmara quer barrar aumento da tarifa de água em Goiânia

por Guilherme Machado publicado 06/06/2016 15h30, última modificação 06/06/2016 15h46

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Anselmo Pereira (PSDB), promete barrar o aumento da tarifa de água e esgoto de 9,16% anunciado pela Saneago.

Segundo o presidente, a Lei 9.787/2016, que autorizou a prefeitura a renovar a gestão dos serviços de água e esgoto no município, determina que a tarifa dos serviços seja fixada pela entidade reguladora competente. Esta entidade não é a Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), órgão estadual, mas a Agência de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos de Goiânia (ARG), órgão municipal instituído pela Lei 7.753, de 12 de fevereiro de 2016. “A fixação pela AGR é uma clara invasão de competência e usurpação de função pública do Estado em detrimento das competências municipais”, disse Anselmo Pereira.

Ele estuda uma medida legislativa para barrar o aumento da tarifa, não descartando uma ação judicial para fazer valer a defesa das prerrogativas municipais. “Se o Paço não é laborioso com suas competências, a Câmara não envidará esforços para fazer valer o Poder do Município. A Câmara não abre mão de suas prerrogativas e na defesa dos munícipes”, afirmou.

A ARG do Município foi criada com a finalidade de regular, fiscalizar e controlar os serviços públicos concedidos, permitidos ou autorizados, no âmbito do município de Goiânia. Entre suas atribuições está em decidir sobre pedidos de revisão, promover estudos e aprovar os ajustes tarifários, tendo como objetivos a modicidade das tarifas e a garantia do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos.

O presidente disse ainda que, nas revisões tarifárias, os usuários deveriam ter sido ouvidos e uma audiência publica deveria ter sido realizada, o que não foi respeitado para a nova fixação.

(com informações da presidência)

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia