Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Presidente da Câmara participa de audiência pública na Alego sobre a Região Metropolitana da Capital

Presidente da Câmara participa de audiência pública na Alego sobre a Região Metropolitana da Capital

por marcos — publicado 15/12/2017 17h50, última modificação 15/12/2017 17h50

      O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo (PMDB), participou, na manhã desta quinta-feira, 15, no Auditório Costa Lima da Assembléia Legislativa de Goiás (Alego), da 2ª Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia (PDI-RMG). O evento foi realizado em parceria pelas duas instituições que elaboram o documento, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

      A audiência é parte integrante do cronograma de apresentações e debates acerca do PDI-RMG e os dados expostos fazem parte, também, dos trabalhos relativos ao projeto de lei nº 3725/16 da Governadoria do Estado que cria o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Codemetro) e que está tramitando na Alego. O presidente Andrey Azeredo é o representante do Legislativo Municipal no Conselho, que tem o objetivo de aprimorar os serviços públicos e reorganizar áreas como mobilidade e tratamento de resíduos, dentre outras, nos vinte municípios que compõem a RMG: Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis e Trindade.

      Estiveram na audiência o titular da Secima, Vilmar Rocha (PSD); o superintendente executivo de Assuntos Metropolitanos da pasta, Marcelo Safadi; além de prefeitos de municípios da Região Metropolitana, pesquisadores, estudantes e técnicos envolvidos nos projetos. Durante a audiência houve ainda a apresentação detalhada do Plano aos presentes. As exposições foram feitas pela professora do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da UFG (Iesa), Celene Cunha Monteiro, e pelas docentes Miraci Kuramoto Nucada, arquiteta urbanista e integrante da equipe elaboradora do PDI-RMG, e Érika Kneib.

Foco nas questões essenciais     

       Andrey Azeredo afirmou que o momento atual é de “estudo, aprofundamento, pesquisa, concordância e congruência de pensamentos sobre o PDI-RMG para que todos os municípios sejam contemplados e possam, de fato, desenvolver ao máximo as suas potencialidades com cuidado e atenção cada vez maiores com temas essenciais como água, mobilidade, saneamento, esgoto, lixo e transporte coletivo.” Ele defende que as partes envolvidas pensem de maneira integrada para gerar oportunidades e uma boa qualidade de vida para todas as pessoas e alertou: “É fundamental que aquilo que está sendo discutido no Plano também norteie o projeto de lei para que não tenhamos, no futuro, uma Lei que seja dissonante daquilo que foi proposto. Acredito que, com a atenção e o cuidado político que a Assembléia está tendo, poderemos desenvolver normas benéficas para a população.”

      Nesta segunda audiência foram expostos os prognósticos e as diretrizes do PDI-RMG que foram levantados durante as 20 reuniões que a Secima promoveu nos municípios, as 54 reuniões técnicas e as audiências públicas.  Segundo Marcelo Safadi e Vilmar Rocha, ainda será realizada uma terceira audiência para tratar do texto do projeto de lei que será debatido e votado na Alego pelos deputados estaduais entre março e abril de 2018. A Secima também divulgou dois sites para que a população possa enviar sugestões para o Plano: www.secima.go.gov.br e www.pdi-rmg.secima.go.gov.br.

 

Com informações da assessoria de imprensa da Presidência

Autonomia de Goiânia  

 

No último 12 de maio, Andrey Azeredo entregou ao vice-governador de Goiás, José Eliton (PSDB), sugestões de sua autoria para o Codemetro com foco na manutenção da autonomia da Capital. O presidente também já participou de reuniões técnicas a respeito com o secretário Vilmar Rocha, com o deputado Jean Carlo (PHS), relator do projeto, e com técnicos envolvidos nos trabalhos. "Minhas sugestões foram iniciais, todos os vereadores vão participar das decisões. Vamos defender essa autonomia e um texto robusto, exeqüível e que promova o bem-estar das pessoas", garantiu Andrey Azeredo na ocasião, e acrescentou: “A Câmara Municipal de Goiânia defende que a Capital seja bem representada, com capacidade real de decisão e podendo intervir nas decisões que são de interesse da nossa população. Aqui é a maior cidade, a mais populosa e com a maior arrecadação, o que gera reflexos em todos os outros municípios da região Metropolitana”.         

 

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia