Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Presidente da Câmara fala de projetos e outras atividades da Casa

Presidente da Câmara fala de projetos e outras atividades da Casa

por Manuela-qi — publicado 13/06/2017 19h55, última modificação 21/07/2017 08h43

Em entrevista a veículos de comunicação nesta manhã, o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo (PMDB) falou sobre vários temas importantes, dentre eles a convocação para depor na Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT); as emendas sobre a fiscalização tributária do município e do Orçamento Impositivo; a gestão da Casa; os chamamentos de aprovados no concurso de 2006 e a preparação para um novo certame. Confira os principais pontos da entrevista:  

CEI da SMT 

“Não vejo nenhum problema em depor na CEI. Eu já tinha me colocado à disposição desde o início dos trabalhos da Comissão, disse que, se fosse necessário, iria no dia marcado. Isso é muito tranqüilo para mim. Tudo o que fiz durante o período em que estive à frente da SMT, bem como em qualquer outra secretaria na qual tive a oportunidade de trabalhar, eu o fiz cumprindo os preceitos constitucionais, seguindo a lei e com a consciência tranqüila.”       

Fiscalização Tributária 

A Comissão Mista da Casa aprovou nesta terça-feira emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) que regulamenta a fiscalização tributária da Capital adequando-a às leis federais e estaduais. Segundo a proposta, a administração tributária deverá ser exercida exclusivamente por auditores tributários com carreira específica e disporá de recursos prioritários, constituindo-se em carreira de Estado em função do exercício do poder de polícia. A matéria deverá ser incluída na pauta das próximas sessões ordinárias para a última votação. Andrey afirmou que “certamente votaremos essa emenda antes do recesso de julho, que ainda está longe. A pauta tem sido dinâmica, não temos o costume de ficar segurando processos, sempre que as comissões liberam algo nós analisamos e damos o encaminhamento adequado garantindo o dinamismo da Casa e atendendo aos anseios da população goianiense.” 

Orçamento Impositivo 

Os vereadores aprovaram hoje o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) da vereadora Priscilla Tejota (PSD) que cria o chamado orçamento impositivo. Pela nova lei, que não precisa de sanção ou veto do prefeito, o Executivo fica obrigado a executar as emendas individuais dos vereadores. Para tornar lei, a alteração precisa ser publicada no Diário Oficial do Município. A respeito disso, Andrey considera que é “uma tendência nacional que valoriza o Poder Legislativo e permite que ele possa contribuir ainda mais com o Poder Executivo na escolha daquilo que são as necessidades da população de acordo com os critérios técnicos estabelecidos. A Lei já exige critérios técnicos para apresentar as emendas, é preciso indicar a fonte de custeio, ver de onde vem o recurso. Quando o orçamento chega até a Câmara não podemos apresentar emendas sem atender aos critérios estabelecidos na Lei 4.320, que cuida de orçamento e finanças públicas, além dos os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, os ditames da nossa Constituição e da nossa Lei Orgânica.“  

Presidência e concursos  

“Como presidente da Câmara desde o início dessa Legislatura, vejo que sempre podemos melhorar, a busca pelo aperfeiçoamento é constante para mim, é um comportamento que tenho como ser humano e cidadão. Podemos aperfeiçoar várias questões dentro da Casa com o apoio da Mesa Diretora e que tem sempre dado o respaldo necessário, além dos demais vereadores”, garantiu Andrey. 

Em relação ao chamamento de 10 aprovados no concurso de 2006 e de outros 32 do mesmo certame logo após a aprovação da criação dos cargos, o presidente explicou: “estamos cumprindo uma decisão judicial, fizemos ontem uma convocação de 10 concursados e também protocolamos ontem um projeto de Lei que recria vagas extintas no ano de 2010 para que a gente possa, caso seja aprovado, e espero que isso ocorra o mais breve possível, dar cumprimento à toda a decisão judicial convocando os outros 32 remanescentes e assim findar esse certame de 2006. Depois faremos um novo concurso, mas por hora estamos analisando o impacto financeiro e orçamentário e aguardando todos que vão tomar posse. Veremos quanto é que isso vai impactar na folha de pagamento, qual é o comprometimento financeiro, observar os nossos índices, que são constitucionais, e aí daremos prosseguimento na apresentação de um projeto de Lei que cria os cargos necessários para um novo concurso.”

 

Assessoria de Comunicação do vereador Andrey Azeredo:

Maysa Manoela - 62 - 98214-6192

Polliana Martins - 62 -99600-3828

Sâmyla Bueno – 62 – 98120-7734                     

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia