Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Presidente da Câmara fala à imprensa sobre o Plano Diretor e o desenvolvimento da Capital

Presidente da Câmara fala à imprensa sobre o Plano Diretor e o desenvolvimento da Capital

por Manuela-qi — publicado 29/08/2017 23h55, última modificação 30/08/2017 14h13

Em entrevista à imprensa nesta manhã, o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo (PMDB) falou sobre as oficinas “Apresentação do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia (PDI RMG) e “Apresentação da Revisão do Plano Diretor de Goiânia 2017 – Diagnóstico”, que serão realizadas amanhã e quinta-feira, 30 e 31 de agosto, no auditório Jaime Câmara, na Casa, e serão ministradas por profissionais da secretaria Estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (SECIMA), da Seplanh e da Universidade Federal de Goiás (UFG). As atividades serão realizadas no período vespertino, das 13h às 18h, para os vereadores, instituições envolvidas e todos os que desejarem participar.

Andrey Azeredo explicou que nas oficinas serão apresentados e debatidos o levantamento de diagnóstico do Plano Diretor de Goiânia (PDG) e as estratégias de divulgação para envolver a sociedade e fomentar o debate amplo sobre o Plano: “Conheceremos o diagnóstico final dos levantamentos dos dados sobre o PDG e debateremos o que for necessário. Quem norteará a revisão do Plano é a Prefeitura, mas quando for apresentado o Projeto de Lei para a Câmara nós o discutiremos com a sociedade de forma profunda e transparente. Afinal, trata-se do que nós queremos para a nossa cidade para os próximos 10 anos e mais.” O presidente destacou a mobilidade como um dos principais focos: “Precisamos priorizar o transporte coletivo para que seja de fato um projeto de Estado e temos que incentivar novos modais como está no Plano nacional de Mobilidade. Vamos analisar e exigir a implantação de calçadas e a infraestrutura adequada para os transportes não-motorizados, como as ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Os meios alternativos de transporte têm que se integrar ao transporte coletivo gerando mais opções de deslocamento, menos veículos nas ruas e mais qualidade de vida para as pessoas.”

Outro aspecto considerado essencial por Andrey é o adensamento urbano. “Vamos pensar na cidade que queremos, mais espraiada, com bairros mais distantes, ou mais adensada? Eu defendo com veemência que Goiânia se adense porque isso facilita a prestação de serviços e os deslocamentos, melhora a vida dos moradores e barateia os custos da administração permitindo mais investimentos em áreas vitais para a sociedade”, argumentou. O presidente ressaltou que a participação popular nas oficinas é fundamental e será decisiva: “todos poderão participar de forma espontânea, ao final haverá debates diversos, e precisamos ouvir a sociedade porque quem conhece melhor a cidade e sofre na própria pele os problemas é a população. Queremos ouvir críticas e sugestões para entendermos o que precisa ser modificado.”

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia