Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Presidente da Câmara de Goiânia fala sobre o concurso público em coletiva de imprensa

Presidente da Câmara de Goiânia fala sobre o concurso público em coletiva de imprensa

por marcos — publicado 03/07/2018 13h05, última modificação 03/07/2018 18h10

Os presidentes da Câmara Municipal e da comissão do concurso público da Casa, vereadores Andrey Azeredo (MDB) e Anselmo Pereira (PSDB), deram informações sobre o processo seletivo do Legislativo goianiense em entrevista coletiva para a imprensa na manhã desta terça-feira, 3 de julho, na Sala de Reuniões da Presidência. “O valor da remuneração é atrativo, vai de cerca de 4 mil a mais de 6 mil reais e os aprovados terão a oportunidade de contribuir para o Município trabalhando nesta Casa onde são feitas leis e são fiscalizados os atos do Executivo e o uso dos recursos públicos”, destacou Andrey.

Na última sexta-feira, 29 de junho, foi publicado no Jornal O Popular o extrato do edital do concurso e o documento completo foi adicionado ao portal da Câmara na internet com o link http://goiania.go.leg.br/concurso . Anselmo Pereira informou que as inscrições deverão ser feitas de 16 de julho a 06 de agosto, a data prevista para a prova objetiva é domingo, 02 de setembro de 2018, e as discursivas específicas serão realizadas duas semanas depois. Ele ainda frisou que o Ministério Público do Estado de Goiás (MO-GO) e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) foram visitados diversas vezes por ele e por Andrey para tratar do concurso, que foi totalmente aprovado pelas duas instituições.

Oportunidades variadas

“Temos 34 vagas para nível médio e 41 para nível superior. As inscrições custarão 85 reais para o médio e 140 reais para o superior. E temos uma novidade, que é o cargo de profissional de libras, criado para gerar mais transparência e atender àqueles que têm deficiência auditiva para que possam conhecer os trabalhos legislativos, o que está sendo debatido e que está tramitando na Casa. Temos vagas para diversas áreas profissionais e para dar suporte aos variados campos de atuação da Câmara, desde as comissões até a procuradoria,” afirmou Andrey.

Parceria com a UFG

A Universidade Federal de Goiás (UFG) será responsável pelo processo seletivo, que terá 75 vagas para cargos efetivos dos níveis médio, técnico e superior, conforme previsto na Lei nº 10.137/2018 que estabelece os cargos, os pré-requisitos para estes, as atribuições específicas e o quantitativo de vagas para cada cargo e autoriza a realização do concurso público do Legislativo Municipal. A Lei foi sancionada pelo prefeito Iris Rezende (MDB) no último 21 de março após aprovação unânime no Plenário da Câmara em duas votações.

O contrato para a realização do concurso foi formalizado no último dia 20 de abril pelo presidente Andrey Azeredo e o reitor da UFG, o professor Edward Madureira Brasil, com a presença de gestores das duas instituições. A contratação da universidade atendeu ao aditivo do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado por Andrey em 22 de março deste ano com a promotora Villis Marra, titular da 78ª Promotoria de Justiça de Goiânia.

No TAC, a Presidência da Câmara assumia o compromisso de, no prazo máximo de 30 dias, contratar uma instituição para realizar o concurso. O documento previa, ainda, que essa contratação poderia ser feita com dispensa de licitação para agilizar o processo. Firmado incialmente em 2016 entre a Câmara e o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), o Termo previa a realização de um novo certame do Legislativo Municipal, dentre outras providências.

Empenho da Mesa Diretora

O presidente Andrey enfatizou o empenho da Mesa Diretora da Casa, dessa legislatura e da anterior, então presidida por Anselmo Pereira, para o sucesso da iniciativa: “Temos tratado esse concurso com seriedade e sempre junto com o MP. Em menos de 18 meses publicamos um edital de um certame com 75 novas vagas e nesse período ainda fizemos a aprovação da Lei que condensa toda a legislação dos servidores da Câmara. Também fizemos o chamamento de 42 servidores aprovados no concurso de 2006 que não haviam sido chamados e ingressaram aqui no ano passado. Agora damos oportunidade para aqueles que querem vir trabalhar no Legislativo gerando melhores serviços para a cidade.”

Convocação dos aprovados

Quanto ao provimento das vagas, Andrey Azeredo explicou que será um processo gradual obedecendo ao TAC: “Homologaremos, provavelmente em novembro, o resultado do concurso. Aí faremos, com o apoio da Mesa Diretora, composta pelos vereadores Zander Fábio (PATRIOTA), Vinicius Cirqueira (PROS) e Juarez Lopes (PRTB), a convocação de pelo menos 30% dos aprovados entre novembro e dezembro. Queremos encerrar o exercício de 2018 com os novos servidores já ingressando na Casa”.

Inscrições, dúvidas e informações

Na coletiva, o presidente Andrey informou que as inscrições deverão ser feitas pelo endereço www.cs.ufg.br e todas as dúvidas e informações sobre o concurso serão sanadas pelo Centro de Seleção da UFG pelo e-mail cs@ufg.br e pelo telefone (62) 3209-6330. Ele aproveitou para agradecer a presença maciça dos veículos de comunicação locais: “A imprensa tem sido uma parceira da Câmara em todos os momentos. Vocês fazem uma cobertura detalhada e atenta dos serviços do Legislativo goianiense e nos ajudam a divulgar informações essenciais e a aproximar a população dos trabalhos que desempenhamos. Isso é fundamental para o fortalecimento da Democracia.”

 

Texto produzido pela assessora Polliana Martins

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia